Jovens e nus frente ao mar, estão presentes em cada célula do seu corpo. Mas a vida que têm é demais para eles e não sabem que fazer dela. Emergem da água rutilantes e riem. Depois deitam-se na areia, gastam o dia e a noite a amar-se, a embebedar-se, a estoirar todo o prazer e forças que têm. E ficam ainda com vida por gastar. É desses sobejos já com bolor que terão de viver depois na velhice.
Frases sobre Velhice
158 resultadosTaciturno, silencioso, insensível ao novo sopro de vitalidade que estremecia a casa, o Coronel Aureliano Buendía compreendeu de leve que o segredo de uma boa velhice não é outra coisa senão um pacto honrado com a solidão.
A velhice tem atitudes infantis, sem o encanto da infância.
Velhice é passado que se tornou presente, é passado apenas recoberto de presente.
A velhice só tira ao homem de espírito as qualidades inúteis à sabedoria.
A felicidade ou a desgraça da velhice não costuma ser outra coisa do que o resíduo da nossa vida passada.
As adolescências muito castas fazem as velhices dissolutas.
Sofrei privações na mocidade, e sereis regalados na velhice.
Ai de mim, Póstumo, Póstumo, fugazes
correm os anos; e as preces
não podem retardar as rugas a velhice
premente e a morte inevitável.
A velhice não nos dá nenhuma sabedoria, simplesmente autoriza outras loucuras.
A juventude é uma das condições mais arrogantes que se pode experimentar. Isto porque, actualmente, faz parte da própria noção de juventude não perceber a sua extrema transitoriedade. Todos nos dirgimos para a velhice.
Na velhice o prazer do sexo é substituído pelo prazer da ternura, compreensão, companheirismo, é onde as duas pessoas realmente vivem uma sexualidade plena e responsável.
O segredo de uma velhice agradável consiste apenas na assinatura de um honroso pacto com a solidão.
A proclamada sabedoria da velhice não resulta fundamentalmente da experiência acumulada. Resulta apenas do arrefecimento do sangue.
O estudo é o melhor viático da velhice.
Ontem: a infância da juventude, a juventude da idade adulta, todo o passado da velhice.
Tememos a velhice, à qual não temos a certeza de poder chegar.
Quanto a prazeres devemos ser atenienses na juventude, pois seremos espartanos na velhice.
Sábio é quem monotoniza a existência, pois então cada pequeno incidente tem um privilégio de maravilha. O caçador de leões não tem aventura para além do terceiro leão. Para o meu cozinheiro monótono uma cena de bofetadas na rua tem sempre qualquer coisa de apocalipse modesto. Quem nunca saiu de Lisboa viaja no infinito no carro até Benfica, e, se um dia vai a Sintra, sente que viajou até Marte. O viajante que percorreu toda a terra não encontra de cinco mil milhas em diante novidade, porque encontra só coisas novas; outra vez a novidade, a velhice do eterno novo, mas o conceito abstracto de novidade ficou no mar com a segunda delas.
A leitura é um grande lenitivo para a velhice nos achaques que a incomodam, e reclusão a que obrigam.