As revoluções só se detêm com as guerras. As nações, cada vez mais enredadas nas suas embaraçosas decisões, hão-de por fim querer sair delas através dum risco cego, duma experiência que pareça resumir a verdade conjuntural.
Frases sobre Vez de Agustina Bessa-LuĂs
6 resultadosEscrever Ă© isto: comover para desconvocar a angĂşstia e aligeirar o medo, que Ă© sempre experimentado nos povos como uma infusĂŁo de laboratĂłrio, cada vez mais sofisticada. Eu penso que o escritor com maior sucesso Ă© aquele que protege os homens do medo: por audácia, delĂrio, fantasia, piedade ou desfiguração.
Nada, na natureza, sofre; só suporta. Desse modo, a natureza comporta-se politicamente. Será justo imitá-la de vez em quando.
Na nossa sociedade, que se entende por permissiva, nĂŁo há afinal homens exemplares. Há sĂł leis que substituem o exemplo; há sĂł alĂneas morais que estĂŁo em vez dos actos reais e da sua humanidade.
As primeiras impressões não são decisivas. Às vezes são fatais mas não decisivas.
Disciplinar os povos é sempre a ilusão frenética dos grandes revolucionários. Falham continuamente. Não se dominam as energias sociais do mundo senão na medida em que elas tendem a uma rotina que, por sua vez, deixe tranquila a «espontaneidade negativa» do homem.