Não é o ‘falso e iludido eu’ que desperta e evolui para o ‘eu verdadeiro’; uma vez desaparecido o ‘falso’, manifesta-se plenamente o ‘verdadeiro’.
Frases sobre Vez de Masaharu Taniguchi
25 resultadosEm vez de enumerar os sofrimentos, enumera as dádivas. Por que te queixas se possuis tantas dádivas? Para quem se lembra de agradecer à saúde somente quando fica doente, virá a doença. Do jardim daquele que se lembra de louvar o canto dos passarinhos se vão. O modo de viver da Seicho-No-Ie consiste em agradecer.
Vence afinal aquele que trabalha em vez de temer e se queixar. Para quem trabalha e progride não há tempo para temer nem para se queixar.
Os subalternos, quando repreendidos por seu superior, tendem a pensar ‘Ele me repreende, esquecendo-se de que ele próprio tem tais e tais defeitos’ e, em vez de se corrigirem, muitas vezes não reconhecem seus próprios defeitos. Aquele que ao ser repreendido é capaz de reconhecer honestamente seu defeito, torna-se-á uma grande personalidade.
Existem pessoas que dizem a hora em que pretendem chegar a um encontro e depois acrescentam: ‘Mas, dependendo da vontade de Deus, talvez não possa ir…’. Tal frase pode parecer expressão de fé em Deus, mas não o é. Não se deve marcar a hora e depois dizer que talvez não possa ir, pois isso deixa o outro com incerteza. Quem não tem sabedoria e amor, mesmo que tenha fé, às vezes fere os outros e nem percebe.
Os gracejos (ditos espirituosos) são como o sal: em dose adequada dão sabor à vida, mas se passarem dos limites, tornam a vida desagradável. Gracejos de bom-gosto são como pargo assado e temperado com sal: agrada ao paladar por seu sabor suave. Assim são os gracejos que de vez em quando saem da boca de pessoas discretas.
Uma vez casado(a), pensa que teu cônjuge, por pior que pareça, é a pessoa mais adequada para ti. Assim pensando, poderás conduzir tua vida atual para uma vida harmoniosa. Aceitando o agora com sentimento de gratidão, poderás transformar o momento presente num futuro melhor.
É por meio da oração que a alma evolui e a natureza divina da Imagem Verdadeira se manifesta cada vez mais.
A finalidade do trabalho não é a remuneração. O trabalho é um exercício para que nossa Vida se desenvolva cada vez mais.
Em princípio, todos parecem iguais. Porém, os verdadeiros valores sobressaem cada vez mais.
Toda vez que ouvir ruídos, a pessoa pensará ansioso: ‘Será que o visitante chegou?’. Quando maior a afeição dessa pessoa por ti, maior será a angústia da espera. Quem sabe o quanto a imprecisão de horário aflinge o próximo e lhe atrapalha os afazeres, não faz uma promessa tão cruel.
Há vezes em que nos prejudicamos dizendo ‘Pode vir qualquer hora’, pois nesse dia experimentamos a angústia da expectativa. É acertada a expressão popular ‘Esperar é mais penoso do que ser esperado’.
No âmago de nosso ser, existe a perfeição inata. Essa perfeição latente é a força motriz que nos impulsiona a agir de modo a nos aperfeiçoarmos cada vez mais.
Em vez de pensares ‘Quero ser assim’, esforça-te com a mente alegre, pensando: ‘Posso ser assim’.
A coriza não é sinal de adoecimento; através dela, a doença está saindo e sendo eliminada. Na maioria das vezes, a doença não é notada quando entra no organismo, e sim quando está saindo. Ela se esconde assim que entra, e aparece quando sai. Não penses que adoeceste quando a doença está aparecendo e saindo.
A doença não é um processo para a piora; é um processo para a purificação da alma. Também a desarmonia do lar é um processo para a purificação da alma. Em vez de ficares sofrendo por causa da desarmonia do lar, encare a situação com espírito humilde e esforça-te para solucionar os problemas e restabelecer a harmonia. Nisso consiste o forjamento e a purificação da alma.
‘Onde há risos virá a felicidade’ – este ditado exprime a Verdade. Três vezes ao dia, diante do espelho, mostra uma fisionomia alegre e grava em tua mente que estás sempre com esse semblante alegre. Após três meses, serás realmente uma pessoa feliz. Com este método simples pode-se também recuperar a saúde.
As idéias às vezes vêm do Alto, outras vezes surgem no nível terreno, quando menos esperamos. Umas são transmitidas do mundo espiritual, outras brotam da natureza divina que nos é inerente. Tanto as idéias que vêm do Alto como as mensagens espirituais que brotam da atmosfera terrestre, transcendem o tempo. Mesmo que não sejam aplicáveis no momento, não devemos descartá-las. Há idéias que, se forem esquecidas, nunca mais voltarão à nossa memória; e entre elas há muitas que são valiosas. Se as deixarmos semeadas no solo mental por algum tempo, muitas delas brotarão, florescerão e darão frutos de grande utilidade. As idéias precedem os fatos: semeando idéias, germinarão fatos. É bom andar sempre com uma caderneta para anotar as idéias tão logo surjam.
Em vez de enumerar as coisas que não consegues fazer, conta as realizações que já conseguistes. E, avançando mais um passo, procura aumentar a quantidade das coisas que és capaz de fazer. Teu progresso certamente será notório.
Às vezes, pessoas eruditas desconhecem certos fatos.