Há pessoas que a sociedade aprova, cujo único mérito consiste nos vícios que servem ao comércio da vida.
Frases sobre Vida de François de La Rochefoucauld
12 resultadosEngana-se quem pensa que só as paixões violentas como a ambição e o amor triunfam sobre as outras. A preguiça, por lânguida que seja, nem por isso deixa de se impor; sobrepõe-se a todos os desígnios e a todas as acções da nossa vida; destrói e consome insensivelmente as paixões e as virtudes.
Os vícios entram na composição da virtude assim como os venenos entram na composição dos remédios. A prudência mistura-os e atenua-os, e deles se serve utilmente conta os males da vida.
Chegamos sempre como novos a todas as idades da vida e muitas vezes com falta de experiência, apesar do número de anos.
Pode dizer-se que os vícios nos esperam, no decurso da nossa vida, como hospedeiros em cujas casas devemos sucessivamente alojar-nos; mas duvido que a experiência no-los fizesse evitar se nos fora permitido percorrer duas vezes o mesmo caminho.
A esperança, enganadora como é, serve contudo para nos levar ao fim da vida pelos caminhos mais agradáveis.
Tais coisas nos acontecem na vida que é preciso ser um tanto loucos para nos safarmos.
O desejo da glória, o receio da vergonha, a ambição de fazer fortuna, o desejo de tornar a nossa vida cómoda e agradável e a ânsia de rebaixar os outros, são frequentemente as causas deste valor tão célebre entre os homens.
Temos mais sucesso no jogo da vida com os nossos defeitos do que com as nossas qualidades.
A duração das nossas paixões depende tão pouco de nós como a duração da nossa vida.
A loucura segue-nos em todos os momentos da nossa vida. Se alguns parecem sábios, é apenas porque as suas loucuras são proporcionais à sua idade e à sua fortuna.
A calma ou a agitação do nosso humor não depende tanto do que nos acontece de mais importante na vida, como da disposição cómoda ou desagradável das pequenas coisas que nos acontecem todos os dias.