O desejo de merecer os louvores que nos fazem, fortifica a nossa virtude; e aqueles que fazemos, ao espírito, à coragem e à beleza, contribuem para os aumentar.
Frases sobre Virtude de François de La Rochefoucauld
25 resultadosA humildade é a verdadeira prova das virtudes cristãs: sem ela conservamos todos os nossos defeitos, que apenas permanecem encobertos pelo orgulho que os esconde dos outros e, muitas vezes, de nós mesmos.
Engana-se quem pensa que só as paixões violentas como a ambição e o amor triunfam sobre as outras. A preguiça, por lânguida que seja, nem por isso deixa de se impor; sobrepõe-se a todos os desígnios e a todas as acções da nossa vida; destrói e consome insensivelmente as paixões e as virtudes.
A clemência, que passa por ser uma virtude, é, umas vezes, um acto de vaidade, outras, de preguiça, muitas, resultado do medo, mas é quase sempre a combinação dos três.
Os vícios entram na composição da virtude assim como os venenos entram na composição dos remédios. A prudência mistura-os e atenua-os, e deles se serve utilmente conta os males da vida.
Embora a preguiça e a timidez nos façam cumprir os deveres, a virtude é que fica com as honras.
O que nos torna tão inconstantes nas nossas amizades é a dificuldade que temos em conhecer as virtudes da alma e a facilidade com que conhecemos as do espírito.
O nome da virtude serve os interesses tão utilmente como os vícios.
De todos os nossos defeitos, aquele que admitimos mais facilmente é a preguiça: persuadimo-nos de que se parece com todas as virtudes tranquilas e que, sem destruir inteiramente as outras, apenas lhes suspende as funções.
Se a vaidade não destrói completamente as virtudes, pelo menos abala-as todas.
A fraqueza opõe-se mais à virtude que o vício.
A prudência é tida como uma grande virtude. No entanto, não nos protege.
É preciso possuir mais virtudes para manter a boa sorte do que para suportar a má sorte.
O interesse obra toda a espécie de virtudes e de vícios.
Fez-se da moderação uma virtude para limitar a ambição dos grandes homens e para consolar os medíocres, não só da sua pouca fortuna como do seu fraco mérito.
A hipocrisia é uma homenagem que o vício presta à virtude.
As virtudes perdem-se no interesse como as águas do rio se perdem no mar.
Não desprezamos todos os que têm vícios; mas desprezamos aqueles que não têm nenhuma virtude.
A vaidade, a vergonha e, sobretudo, o temperamento, fazem muitas vezes a coragem dos homens e a virtude das mulheres.
As virtudes perdem-se no interesse, tal como os rios no mar.