Como vos acho pobres de vida quando achais que a economia é a virtude por excelência!
Frases sobre Virtude de Friedrich Nietzsche
18 resultadosÉ pelas próprias virtudes que se é mais bem castigado.
A virtude só dá felicidade e uma espécie de beatitude àqueles que têm fé na sua virtude… e não às almas mais subtis, cuja virtude consiste numa profunda desconfiança diante de si próprias e de qualquer virtude. No fim de contas, ainda neste caso, é «a fé que salva!» e não, note-se bem, a virtude.
Meu irmão, se tens uma virtude e ela é a tua virtude, então não a tens em comum com ninguém.
Quando a mulher tem virtudes masculinas é de fugir-se-lhe; e quando não tem virtudes masculinas é ela mesma quem foge.
Amo o que não reserva para si uma gota do seu espirito, mas que quer ser inteiramente o espírito da sua virtude.
Ao sabermos como nasce a glória, somos levados a desconfiar até da glória de que a virtude goza.
A humanidade aprendeu a chamar a piedade de virtude, quando em todo o sistema moral superior ela é considerada como uma fraqueza.
Toda virtude tem seus privilégios: por exemplo, o de levar seu próprio feixezinho de lenha para a fogueira do condenado.
Nós nunca temos mais do que uma virtude. Ou nenhuma. O triunfo sobre si próprio e todas as virtudes não têm qualquer sentido se não se tornarem meios de formarem em nós a força dominante.
Com a virtude, nunca se fundaria o reino da virtude! É que a virtude consiste na renúncia ao poder, à perda da vontade de dominar.
Até nas relações com uma virtude se pode ser lisonjeiro e servil.
O nobre quer criar alguma coisa nobre e uma nova virtude. O bom deseja o velho e que o velho se conserve.
O que maior punição nos atrai são as nossas virtudes.
Crueldade necessária: quando se possui a grandeza é-se cruel para com as suas virtudes e as suas considerações de segunda ordem.
É por nossas virtudes que somos bem punidos
Haja em vista que determinada virtude pode sair cara e que pode até nem ser a mais conveniente para o vulgo; ela pode não passar de uma nobre loucura, de uma bela excepção, de um surto temperamental.
Todas as virtudes têm a sua época; a quem hoje é inflexível, a sua honestidade provoca-lhe muitas vezes remorsos: porque a inflexibilidade é uma virtude que pertence a uma idade diferente da da honestidade.