O que é bom? Tudo que eleve no homem o sentimento de potência, a vontade de potência, a própria potência.
Frases sobre Vontade de Friedrich Nietzsche
20 resultadosA vontade de alcançar a verdade e a certeza nasce da «crença» que a incerteza produz.
A vontade de verdade ainda nos há de arrastar para muitas aventuras, essa célebre veracidade de que todos os filósofos falaram até os dias de hoje com veneração.
Matrimônio: chamo assim à vontade de dois criarem um, que seja mais do que aqueles que o criaram. O matrimônio é o respeito recíproco: respeito recíproco dos que coincidem em tal vontade.
O heroísmo é o estado de espírito de um homem que caminha para um fim único, em face do qual nada mais é tido em consideração. O heroísmo é: a decidida vontade de perecer.
A arte é estimulante da vontade de poder
Eu desconfio de todos os sistemáticos e afasto-me do seu caminho. A vontade de sistema é uma falta de honestidade.
Uma vez tomada a decisão de não dar ouvidos mesmo aos melhores contra-argumentos: sinal do carácter forte. Também uma ocasional vontade de se ser estúpido.
Quem não sabe introduzir a sua vontade nas coisas, introduz nelas pelo menos um «sentido»: quer dizer, acredita que existe já ali dentro uma vontade (princípio da «fé»).
A vontade é impotente perante o que está para trás dela. Não poder destruir o tempo, nem a avidez transbordante do tempo, é a angústia mais solitária da vontade.
Com a virtude, nunca se fundaria o reino da virtude! É que a virtude consiste na renúncia ao poder, à perda da vontade de dominar.
A vontade se superar um afecto não é, em última análise, senão vontade de um outro ou de vários outros afectos.
Quando se toma a resolução de tapar os ouvidos mesmo aos mais válidos argumentos contrários, dá-se indícios de caráter forte. Embora isso também signifique eventualmente a vontade levada até a estupidez.
O fanatismo é a única forma de vontade que pode ser incutida nos fracos e nos tímidos.
A objeção, o desvio, a desconfiança alegre, a vontade de troçar são sinais de saúde: tudo o que é absoluto pertence à patologia.
A verdade não é um valor teórico, mas apenas uma expressão para designar a utilidade, para designar aquela função do juízo que conserva a vida e serve a vontade do poder.
Verdade’ é a vontade de tornar-se senhor da multiplicidade de sensações – seria os fenômenos em categorias determinadas.
A objecção, o desvio, a desconfiança alegre, a vontade de troçar são sinais de saúde: tudo o que é absoluto pertence à patologia.
O fanatismo é a única forma de força de vontade acessível aos fracos.
Para alguns, não ter ideais é como que um espírito de vingança: estão à vontade para destruírem os dos outros.