Homens Exageradamente Subtis
Os homens exageradamente subtis raro são grandes homens, e as suas pesquisas são, na maior parte dos casos, tão inúteis como requintadas. Afastam-se cada vez mais da vida prática, de que se deveriam aproximar. Assim como os mestres de dança ou de esgrima não começam por ensinar a anatomia dos braços e das pernas, também uma filosofia sã e utilizável deve partir de muito mais alto do que todas as suas especulações. «Deve pôr-se o pé assim para se não cair» e «é necessário acreditar nisto pois seria absurdo não acreditar», constituem bases muito boas.
As pessoas que quiserem ir mais longe podem fazê-lo, mas sem pensarem que fazem algo de grande, porque se tudo resultar, nada mais encontrarão, no fim de contas, do que aquilo que o homem razoável sabia há muito.
O homem que faz uma nova demonstração do décimo segundo teorema de Euclides merece ser chamado engenhoso, mas nem por isso contribuirá mais para o alargamento das fronteiras da ciência do que se não tivesse feito tal invenção. Mas nunca, por certo, chegareis a convencer o céptico, porque que argumento deste mundo será capaz de convencer um homem capaz de acreditar em absurdidades? E alguém que quer ser convencido merecerá ser refutado?
Passagens de Georg Christoph Lichtenberg
50 resultadosA Hipocondria
Há doenças graves de que podemos morrer; a seguir, há outras que notamos e sentimos sem muitas preocupações, pois que delas se não morre logo; por fim, existem também as que apenas se reconhecem ao microscópio, o que lhes permite conduzir-se de um modo verdadeiramente repugnante, e esse microscópio é a hipocondria. Acredito que se os homens quisessem, de verdade, dar-se ao trabalho de estudar as doenças microscópicas, teriam a satisfação de estar doentes todos os dias.
As pessoas que nunca têm tempo para nada são as que menos conseguem fazer.
Não é estranho que as pessoas tenham tanto prazer em lutarem pela religião, e tão pouco em viverem pelos preceitos dela?
Quanto menos necessidades, quanto mais felicidade.
Pergunta: O que é fácil e o que é difícil? Resposta: Formular perguntas como esta é fácil; respondê-las é difícil.
Quando alguém faz algo de muito bem grado, quase sempre existe alguma coisa naquilo que faz que não é a coisa em si.
Inteligência de Rotina
A matemática é uma ciência muito bela. Os matemáticos porém, muitas vezes, nada valem. Acontece com a matemática quase o mesmo que com a teologia. Da mesma maneira que os homens se dedicam à última, por pouco que exerçam uma função pública, pretendem ter um crédito particular de santidade e um parentesco mais estreito com Deus, ainda que entre eles haja um grande número de autênticos tratantes, os pretensos matemáticos exigem com muita frequência ser considerados profundos pensadores, embora entre eles se encontrem as mentes mais entulhadas de mixórdias, incapazes de fazer qualquer trabalho que exija reflexão e que não possa ser reduzido de imediato a essa combinação fácil de sinais que é mais obra da rotina do que do pensamento.
O homem ama a companhia, mesmo que seja apenas a de uma vela que queima.
Deus criou o homem à sua imagem. Isso provavelmente significa: o homem criou Deus à sua própria imagem.
A Melhoria dos Povos Melhora os seus Deuses
À medida que os povos se tornam melhores, os Deuses melhoram também. Mas como não se lhes pode eliminar, imediatamente, as particularidades humanas que tempos mais grosseiros lhes atribuiram, as pessoas sensatas têm durante um certo tempo ainda, muitas coisas como incompreensíveis ou explicam-nas por meio de símbolos.
Nenhuma invenção foi mais fácil para o homem do que a do céu.
Eu esqueço a maior parte do que li tal como não me lembro do que comi; mas tenho a certeza que ambas estas atividades contribuem para o sustento do meu espírito e do meu corpo.
Quem leu muito, raramente faz grandes descobertas.
Há quem não ouça até que lhe cortem as orelhas.
A dúvida não deve ser nada além da atenção, caso contrário pode tornar-se perigosa.
O homem é uma obra-prima da criação também pelo facto de que, com todo o determinismo, ele acredita agir como um ser livre.
Não se deve julgar os homens pelas suas opiniões, mas por aquilo que essas opiniões fazem deles.
As pessoas que cedem e concordam com tudo são sempre as mais saudáveis, as mais belas, e de figura mais harmoniosa. Basta alguém ter um defeito para ter a sua própria opinião.
Atualmente procura-se divulgar a sabedoria por toda a parte: quem sabe se daqui a poucos séculos não haverá universidades destinadas a restabelecer a antiga ignorância?