Ora, nunca se nos deparam dificuldades para discerni-lo nas mulheres que se abeiram dos quarenta anos; pois, como essas senhoras graves, sérias e experientes sabem muito bem o que pretendem, é sempre muito fácil para um homem, por menos sagaz que seja, descobri-lo com a máxima certeza.
Passagens de Henry Fielding
11 resultadosUm autor deve considerar-se não um cavalheiro que oferece um banquete particular ou de caridade, e sim alguém que dirige uma casa pública de pasto, na qual são bem-vindas todas as pessoas em troca do seu dinheiro.
Existem pessoas que não pensam naquilo que deviam fazer, mas no que já fizeram; como se a Razão tivesse olhos atrás e pudesse ver apenas o que ficou para trás.
Nunca confie no homem que tem motivos para suspeitar de que você sabe que ele lhe fez mal.
Nada pode ser exigido daqueles a quem nada se dá.
Se fizeres do dinheiro o teu deus, ele atormentar-te-á como o demónio.
A sede ensina a beber a todos os animais, mas a embriaguez só pertence ao homem.
O que normalmente se chama de amor é, de facto, o desejo de satisfazer um apetite voraz com uma certa quantidade de delicada carne branca humana.
Quase todos os médicos têm a sua doença preferida.
Ademais, podemos observar que o amor, nesse período, é de uma natureza mais série e mais firmo do que nas épocas mais jovens da vida. O amor das moças é incerto, caprichoso, e tão néscio que nem sempre podemos descobrir o que pretendem; antes, pode-se quase duvidar de que elas próprias o saibam.
O dinheiro é tanto o fruto do demónio como a causa dele.