Todos somos hereges. Todos somos ortodoxos. Não é a fé que um movimento oferece que conta. Conta a esperança que propõe.
Passagens sobre Hereges
7 resultadosHerege nĂŁo Ă© aquele que arde na fogueira e sim aquele que a acende.
A necessidade tem cara de herege.
O que se põe em questão e disputa, igualmente se põe em dúvida; e quem duvida da sua fé, qualquer que seja, já é herege dela.
Mente Estável e Mente Instável
O homem capaz de sacrificar de ânimo leve um hábito mental há muito tempo formado constitui uma excepção. A grande maioria dos seres humanos não gosta e, na realidade, até detesta todas as noções com as quais não estão familiarizados. .
A tendĂŞncia do homem de mente estável, quer seja introvertido ou extrovertido, visionário ou nĂŁo visionário, será sempre para verificar que «aquilo que está, está certo». Menos sujeito aos hábitos de raciocĂnio formados na mocidade, os de mente instável naturalmente que sentem prazer em tudo o que Ă© novo e revolucionário. É aos de mente instável que devemos o progresso em todas as suas formas, assim como todas as formas de revolução destrutiva. Os de mente estável, devido Ă sua relutância em aceitar modificações, dĂŁo Ă estrutura social a sua sĂłlida durabilidade. Há no mundo muito mais gente de mente estável que instável (se as proporções fossem trocadas viverĂamos num caos); mas em todos menos em alguns momentos muito excepcionais, eles possuem o poder e a riqueza mais do que proporcional ao seu nĂşmero. DaĂ resulta que, ao aparecerem pela primeira vez, os inovadores foram geralmente perseguidos e sempre escarnecidos como lunáticos e loucos.
Um herético, de acordo com a admirável definição de Bossuet,
A missão do herege é confirmar a crença pelo desafio.
Todos os governos partem do pressuposto de que o escritor Ă© um presumĂvel herege.