Passagens de J. M. Coetzee

25 resultados
Frases, pensamentos e outras passagens de J. M. Coetzee para ler e compartilhar. Os melhores escritores estão em Poetris.

O temperamento de uma pessoa é fixo, definido. O crânio, seguido do temperamento: as duas partes mais duras do corpo. Siga o seu temperamento. Não é uma filosofia, é uma regra.

As palavras são moedas. As palavras alienam. A linguagem não é um meio para o desejo. O desejo é o êxtase, não a troca.

Como é que conseguiremos erradicar o desprezo, especialmente quando este desprezo é fundado em nada mais substancial do que as maneiras à mesa, as variações na estrutura da pálpebra?

Eu acredito mesmo que não tenho medo da morte. O que me faz encolher, acredito, é a vergonha de morrer tão estúpido e confuso como sou.

Na sua própria opinião, que ele não transmite, é que a origem da fala reside na canção, e as origens da canção na necessidade de preencher com som a imensa e muito vazia alma humana.

Seria melhor se este obscuro capítulo da história do mundo fosse encerrada de uma vez, e que estas pessoas horríveis desparecessem da face da terra e que nós jurássemos fazer um novo começo, criando um império onde não haveria mais injustiça nem dor.

A verdade não é falada através da raiva. A verdade é falada, se alguma vez vier a ser falada, através do amor.

Porque a beleza de uma mulher não lhe pertence apenas a ela. É uma parte da recompensa que ela traz ao mundo. Ela tem o dever de o compartilhar.

Temos que cultivar, todos nós, uma certa ignorância, uma certa cegueira, ou não conseguiremos tolerar a sociedade.

Os Estados modernos apelam à moralidade, à religião, e à lei natural como fundação ideológica da sua existência. Ao mesmo tempo é preparado para infringir qualquer um ou todos destes princípios, no interesse da auto-preservação.

Se tiveres reservas sobre o sistema e quiseres mudá-lo, o argumento democrático diz, fá-lo dentro do sistema: coloque-se como candidato a um cargo político, submeta-se ao escrutínio e ao voto dos seus concidadãos. A democracia não permite que se faça política fora do sistema democrático. Nesse sentido, a democracia é um sistema totalitário.

Onde a civilização implicava a corrupção por virtudes bárbaras e a criação de pessoas dependentes, eu decidi, eu era contra a civilização.

Se vamos ser gentis, que ela não passe de uma generosidade simples, e não que seja por culpa ou por esperarmos retribuição.