O vinho é sepultura da memória.
Passagens de Juan Luis Vives
33 resultadosNão há espelho que melhor reflita a imagem do homem do que de suas palavras.
Nunca esperes que o teu amigo te descubra a necessidade que o aflige.
A justiça é o vínculo das sociedades humanas; as leis emanadas da justiça são a alma de um povo.
A Doutrina é o Verdadeiro Mantimento do Engenho
Os estudos dão sazão e gosto à alegria: amansam e consolam a tristeza; refreiam os ímpetos loucos da mocidade; aliviam o peso da velhice; em casa ou fora de casa, em público ou em segredo, na solidão ou na praça, na ociosidade ou no labor, sempre vos acompanham; estão presentes, guiam-vos, ajudam-vos, servem-vos. A doutrina é o verdadeiro mantimento do engenho, aquilo que o nutre e sustém; tanto que é grande despropósito ter o cuidado de manter o corpo quando o ânimo tem fome e carece de mantimento. Este manjar do ânimo dá verdadeiros deleites, traz gozos e regozijos firmes e perpétuos, que, nascidos uns dos outros e renovando-se entre si, jamais nos desertam nem nos fatigam.
A sabedoria torna bons os homens. A simulação da sabedoria torna-os péssimos.
Muitos teriam podido chegar à sabedoria se não se tivessem achado já suficientemente sábios.
Feliz daquele que só deseja o que pode alcançar.
O vinho é a sepultura da memória.
Não há coisas de que mais te devas recordar do que daquelas em que hajas errado, para nas mesmas não tornares a errar.
Todos os grandes homens foram judiciosos, assim como todo o judicioso, grande.
A alma tem que ser observada nas suas operações, porque não se mostra aos nossos sentidos; ao passo que, através deles todos, tanto internos como externos, podemos conhecer as suas obras.
Não basta a força do engenho humano para compreender a sabedoria divina.
Perdoar é próprio de almas generosas; guardar rancor é próprio de criaturas duras e cruéis, de gente má e baixa.
Infeliz o homem que não tem quem o admoeste quando precisa.
A glória de Deus é tamanha, que não pode deixar de perder-se quem se atreve a investigar-lhe a majestade.
Responder a uma ofensa com palavras más, é o mesmo que querer limpar alguma coisa suja com lama.
Amizade Verdadeira
Sê tardio no fazer amigos e constante no conservar a amizade. Os íntimos que escolheres sejam, não os que te podem dar maior prazer, mas maior proveito; não pessoas que falem o que é agradável, mas o que é devido; não que lisonjeiem, mas que digam a verdade. Se te acostumares a abrir os ouvidos à lisonja e a nela te compazeres, jamais ouvirás a verdade.
A verdadeira fé não está no exterior; está no âmago do coração.
O Estudo da Sabedoria Nunca Termina
Ao estudo da sabedoria jamais havereis de pôr termo; não acabe ele antes de acabada a vossa vida. Em três coisas cumpre ao homem pensar e exercitar-se enquanto viva: em saber bem, em bem falar e em bem obrar.
Desterra dos teus estudos a arrogância; não fiques presumido pelo que sabes, porque tudo quando sabe o mais sábio homem do mundo nada é em comparação com o muito que lhe falta saber. Mui escasso é, e muito obscuro e incerto, tudo quanto os homens alcançam nesta vida; e os nossos entendimentos, detidos e presos neste cárcere do corpo, estão oprimidos por grandíssima escuridão, trevas e ignorância, e o corte ou fio do engenho é tão cego que não pode cortar, nem passar-lhe de raspão sequer, coisa alguma.
Afora isto, a arrogância faz com que não possas tirar proveito do estudo; creio que terá havido muitos que não chegaram a sábios e que poderiam tê-lo sido se não dessem a entender que já o eram.
Deveis guardar-vos, também, de porfias, de competências, de menosprezar ou amesquinhar o que os outros sabem ou não sabem, de desejar vanglórias. Para isto, principalmente, servem os estudos: para nos ensinarem a fugir de tais vícios e de outros semelhantes.