O mundo é tudo o que acontece.
Passagens de Ludwig Wittgenstein
31 resultadosEu sou meu mundo.
Toda a concepção moderna do mundo tem como fundamento a ilusão de que as chamadas leis da natureza sejam as explicações dos fenómenos naturais.
O que se pode dizer pode ser dito claramente; e aquilo de que não se pode falar tem de ficar no silêncio.
Os limites do meu conhecimento são os limites do meu mundo.
Horizontes de Eternidade
A morte não é um acontecimento da vida. A morte não pode ser vivida. Caso se compreenda por eternidade não uma duração temporal infinita, mas a intemporalidade, quem vive no presente é quem vive eternamente. A nossa vida é tanto mais sem fim quanto mais o nosso campo de visão não tem limites.
O que eu sei sobre Deus e o sentido da vida? Eu sei que este mundo existe
A Linguagem Disfarça o Pensamento
A linguagem disfarça o pensamento. E principalmente de tal forma que, segundo a forma exterior da roupagem, não é possível concluir sobre a forma do pensamento disfarçado; porque a forma exterior da roupagem visa a algo bem diferente do que permite reconhecer a forma do corpo. Os arranjos tácitos para a compreensão da linguagem quotidiana são de uma enorme complicação.
É por isso que tampouco pode haver proposições na ética. Proposições não podem exprimir nada de mais alto. (6.42)
Diga-lhes que esta vida não cessou de me maravilhar.
O mundo é a totalidade dos fatos, não das coisas (1.1)
Os limites de minha linguagem significam os limites de meu mundo.
O Que Faz Sentido
A maioria das proposições e das questões que foram escritas sobre assuntos filosóficos não é falsa, mas desprovida de sentido. Por esse motivo não podemos absolutamente responder às questões desse género, mas apenas estabelecer que são desprovidas de sentido.
(…) O sentido do mundo deve ser encontrado fora do mundo. No mundo, todas as coisas são como são e produzem-se da forma que se produzem: não existe valor nele – e, caso houvesse algum, este não teria valor.
(…) Uma resposta que não pode ser exprimida supõe uma questão que tampouco pode ser exprimida. O enigma não existe. Se uma questão pode ser inteiramente colocada, ela pode também encontrar a sua resposta.
Os factos pertencem todos apenas ao problema, não à sua solução.
Os limites da minha linguagem são os limites do meu mundo.
O conhecimento é uma ilha cercada por um oceano de mistério. Prefiro o oceano à ilha.
O mundo é a totalidade dos factos, não das coisas.
Todas as proposições têm igual valor. (6.4)
As fronteiras da minha linguagem são as fronteiras do meu universo.
Está na moda enfatizar os horrores da guerra. Eu não a acho assim tão horrorosa. A guerra é tão horrível quanto coisas que acontecem ao nosso redor todos os dias, se ao menos temos olhos par vê-las.