Passagens de Nelson Mandela

209 resultados
Frases, pensamentos e outras passagens de Nelson Mandela para ler e compartilhar. Os melhores escritores estão em Poetris.

Sejam quais forem os meus desejos, não posso obrigar as futuras gerações a lembrar-me da forma particular como eu gostaria de o ser.

Se há um apelo que eu faça, é que os jovens chamem a si assegurar que recebem a melhor educação possível para que nos possam representar bem no futuro, enquanto futuros líderes.

O sofrimento físico não é nada comparado com o espezinhar desses ternos laços de afeição que formam a base da instituição do matrimónio e da família que une homem e mulher.

Achar-se-à que eu vejo demasiada bondade nas pessoas. É então uma crítica que tive de suportar e a que tentei ajustar-me porque, quer seja verdade ou não, é algo que acho proveitoso.

Algum dia, no futuro, será possível à Humanidade produzir santos na verdade rectos e veneráveis, inspirados, em tudo o que fazem, por um amor genuíno pela Humanidade, e que servirão todos os humanos desinteressadamente.

Não existe revelação mais nítida da alma de uma sociedade do que a forma como esta trata as suas crianças.

Não será pois tempo em que devemos deixar de tratar a tirania, a instabilidade e a pobreza, de qualquer parte do mundo, como algo de periférico aos nossos interesses e ao nosso futuro?

Honestidade, sinceridade, simplicidade, humildade, pura generosidade, ausência de vaidade, prontidão para servir os outros – qualidades que estão ao fácil alcance de toda a gente -, são o fundamento da vida espiritual.

Também deves fazer exercício físico regular, especialmente marcha acelerada em fato de treino. A corrida em pista tem a vantagem de exercitar todas as partes do teu corpo e dar-te uma sensação de bem-estar.

Ninguém nasce a odiar outra pessoa devido à cor da sua pele, ao seu passado ou religião. As pessoas aprendem a odiar, e, se o podem fazer, também podem ser ensinadas a amar, porque o amor é mais natural no coração humano do que o seu oposto.

Os Verdadeiros Problemas

Digo muitas vezes que não são necessariamente os homens e mulheres com títulos, mas os homens e mulheres humildes que encontramos em todas as comunidades, mas que escolherem o mundo como o seu teatro de operações, que sentem que os maiores desafios são os problemas socioeconómicos que o mundo defronta, por exemplo, a pobreza, a iliteracia, a doença, a falta de casa, a impossibilidade de mandar os filhos à escola. Esses são os meus heróis. O chefe de Estado que se classificar como um destes é o meu herói.

Se quiser fazer as pazes com o seu inimigo, você tem que trabalhar com ele. Daí, ele se torna seu parceiro.