O pessimista vĂȘ dificuldade em cada oportunidade; o otimista vĂȘ oportunidade em cada dificuldade.
Passagens sobre Otimistas
74 resultadosO otimista erra tanto quanto o pessimista, mas não sofre por antecipação.
Eu sou um otimista. NĂŁo me parece muito Ăștil ser outra coisa.
Sou optimista por natureza, e pessimista por convicção intelectual.
Sou um optimista. NĂŁo parece adiantar muito ser outra coisa qualquer.
Somos aquilo que Pensamos
Os nossos pensamentos determinam aquilo que somos. A nossa atitude mental Ă© o factor X que determina o nosso destino. Emerson disse: «Um homem Ă© aquilo em que pensa o dia inteiro». Como poderia ser outra coisa qualquer? Estou convencido, sem qualquer sombra de dĂșvida, que o maior problema que temos de enfrentar – na realidade, trata-se praticamente do Ășnico problema que temos de enfrentar – Ă© a escolha dos pensamentos certos. Se conseguirmos, estaremos no caminho certo para resolver todos os nossos problemas. Marco AurĂ©lio, o grande filĂłsofo que governou o ImpĂ©rio Romano, resumiu esta questĂŁo em onze palavras â onze palavras que podem determinar o seu destino: «A nossa vida Ă© aquilo que os nossos pensamentos fazem dela».
à verdade, se pensarmos em coisas felizes, seremos felizes. Se pensarmos em desgraças, seremos uns desgraçados. Se pensarmos em coisas assustadoras, viveremos com medo. Se pensarmos em doenças, ficaremos provavelmente doentes. Se pensarmos em falhar, é certo que falhamos. Se ficarmos mergulhados em autocomiseração, vão todos afastar-se de nós e evitar-nos. Norman Vincent Peale afirmou: «Tu não és o que pensas que és; tu és o que tu pensas».
Estarei eu a defender uma tĂpica atitude de Pollyanna (clĂĄssico de Eleane H.
Uma pedra intransponĂvel para o pessimista, Ă© uma pedra de apoio para o optimista.
O optimista diz que vivemos no melhor de todos os mundos possĂveis. O pessimista teme que isso seja verdade.
Tenho uma mistura de otimismo e esperança. Sou um otimista voluntarioso.
O optimista nĂŁo sabe o que espera.
A teoria da negação, que considera efĂȘmero o mundo fenomĂȘnico, quando nĂŁo se fundamenta na certeza da existĂȘncia do Eu divino (Imagem Verdadeira), degenera em pessimismo e niilismo. A mesma teoria da negação, quando se alicerça na certeza da existĂȘncia do Eu divino (Imagem Verdadeira), torna-se a maior das filosofias otimistas. Esta Ășltima Ă© a Seicho-No-Ie.
Meu estado de espĂrito sintetiza estes dois sentimentos [otimismo e pessimismo] e os supera: sou pessimista com a inteligĂȘncia, mas otimista com a vontade. Em cada circunstĂąncia, penso na hipĂłtese pior, para pĂŽr em movimento todas as reservas de vontade e ser capaz de abater o obstĂĄculo.
O pessimista queixa-se do vento; o optimista espera que este mude; o realista ajusta as velas.
Um pessimista Ă© aquele que faz dificuldades de suas oportunidades; um otimista Ă© aquele que faz oportunidades de suas dificuldades.
Um otimista vĂȘ uma oportunidade em toda calamidade; um pessimista vĂȘ uma calamidade em toda oportunidade.
O otimista proclama que vivemos no melhor de todos possĂveis mundos; e o pessimista teme que isto seja verdadeiro.
A Cantiga do Optimismo
NĂŁo embarquem na cantiga do optimismo. Sempre que possĂvel, vejam as coisas pelo lado ruim. Desejem o melhor, mas nĂŁo deixem nunca de esperar o pior. E saibam que dois terços das conquistas do Homem se fizeram, mais do que pelo optimismo dos seus autores, em resultado do pessimismo dos vizinhos daqueles. Os compĂȘndios irĂŁo contra vĂłs. Dir-vos-ĂŁo que sĂŁo cĂnicos, escapistas, pobres cultores da ideia de supremacia do mal sobre o bem, tristes conformistas destinados ao imobilismo e mais nada. NĂŁo acreditem. Se hĂĄ uma coisa capaz de mover montanhas, Ă© ter ao lado um sacana a dizer «NĂŁo consegues, pĂĄ, dĂȘs as voltas que deres nĂŁo consegues» – e, aliĂĄs, nĂłs prĂłprios concordarmos com ele. Em todo o caso, o mal exerce efectivamente supremacia sobre o bem. VocĂȘs sabem que as crianças choram antes de rir – e que. muito antes de aprenderem o potencial sedutor de um sorriso, jĂĄ conhecem as virtudes chantagĂsticas de uma boa gritaria.
Não pensem que o método é meu. Insinuou-o Voltaire, no seu Candide, à revelia dos optimistas taralhoucos que vieram antes e depois dele, como Leibniz ou Godwin. Gramsci tratou da exegese. O verdadeiro segredo? O verdadeiro método? «à preciso atrair violentamente a atenção para o presente do modo como ele é.
Cheguei Ă conclusĂŁo de que o optimista achava tudo bom menos o pessimista, e o pessimista achava tudo ruim, menos ele mesmo.
O otimista vive com uma grande confiança na må sorte dos outros.
NĂŁo sĂŁo as nossas ideias que nos fazem optimistas ou pessimistas, mas o optimismo e o pessimismo de origem fisiolĂłgica que fazem as nossas ideias.