O Paradoxo do Outro
Hå uma grande diferença entre viver com alguém e viver em alguém. Pessoas hå em quem somos capazes de viver sem que consigamos viver com elas. E hå os casos inversos. Só uma extrema pureza do amor e da amizade estå em condiçÔes de juntar as duas coisas.
O homem só pode viver com os que se lhe assemelham. E ao mesmo tempo não pode viver com eles, porque não suporta que alguém se lhe assemelhe eternamente.
Quando duas pessoas estĂŁo inteiramente satisfeitas uma com a outra, podemos ter quase sempre a certeza de que estĂŁo ambas enganadas.
Textos sobre Amor de Johann Wolfgang von Goethe
2 resultados Textos de amor de Johann Wolfgang von Goethe. Leia este e outros textos de Johann Wolfgang von Goethe em Poetris.
O Ădio Limita o IndivĂduo
A inveja e o Ăłdio, mesmo se acompanhados pela inteligĂȘncia, limitam o indivĂduo Ă superfĂcie daquilo que constitui o objecto da sua atenção. Mas, se a inteligĂȘncia se irmana com a benevolĂȘncia e com o amor, consegue penetrar em tudo o que nos homens e no mundo hĂĄ de profundo. E pode mesmo acalentar a esperança de atingir o que possa haver de mais elevado.