Textos sobre BenevolĂȘncia de Friedrich Nietzsche

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Textos de benevolĂȘncia de Friedrich Nietzsche. Leia este e outros textos de Friedrich Nietzsche em Poetris.

Onde Começa o Bem

HĂĄ um limite a partir do qual a força visual do olho humano deixa de ser capaz de identificar o mau instinto tornado demasiado subtil para os seus fracos recursos; Ă© aĂ­ que o homem faz começar o reino do bem; e a sensação de ter penetrado nesse reino desperta sincronicamente nele todos os instintos, os sentimentos de segurança, de bem-estar, e de benevolĂȘncia, que o mal limitava e ameaçava. Por consequĂȘncia: quanto mais o olhar Ă© fraco, maior Ă© o domĂ­nio do bem! DaĂ­ a eterna alegria do povo e das crianças! DaĂ­ o abatimento dos grandes pensadores, e o humor negro que Ă© o seu, humor parente da mĂĄ consciĂȘncia.

A Felicidade e a Virtude NĂŁo SĂŁo Argumentos

NinguĂ©m tomarĂĄ facilmente por verdadeira uma doutrina somente porque ela torna felizes ou virtuosos os homens: exceptuando, talvez, os amĂĄveis «idealistas» que se entusiasmam pelo Bom, o Verdadeiro, o Belo e fazem nadar, no seu charco, toda a espĂ©cie de variegadas, pesadonas e bonacheironas idealidades. A felicidade e a virtude nĂŁo sĂŁo argumentos. Mas de bom grado se esquece, mesmo os espĂ­ritos ponderados, que tornar infeliz e tornar mau nĂŁo sĂŁo tĂŁo-pouco contra-argumentos. Uma coisa deveria ser certa, embora fosse muitĂ­ssimo prejudicial e perigosa; seria atĂ© possĂ­vel fazer parte da estrutura bĂĄsica da existĂȘncia o perecermos por causa do nosso conhecimento total, – de forma que a força de um espĂ­rito se mediria justamente pela quantidade de «verdade» que era capaz de suportar ou, mais claramente, pelo grau em que necessitasse de a diluir, velar, adocicar, embotar, falsificar. Mas estĂĄ fora de dĂșvida o facto de os maus e infelizes serem mais favorecidos e terem maior possibilidade de ĂȘxito na descoberta certas partes da verdade; para nĂŁo falar dos maus que sĂŁo felizes, – espĂ©cie que os moralistas passam em silĂȘncio.

É possĂ­vel que a dureza e a astĂșcia forneçam, para o desenvolvimento do espĂ­rito e do filĂłsofo firmes e independentes,

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