O Constante Desejo de Mudança Cega o Progresso
Penso, baseando-me em todos os dados que de há um ano para cá nos saltam aos olhos, que se pode afirmar que qualquer progresso deve acarretar necessariamente nĂŁo um avanço ainda maior mas, ao fim e ao cabo, a negação do progresso e o retorno ao ponto de partida. A histĂłria do gĂ©nero humano prova-o. No entanto, a confiança cega desta geração, e da que a precedeu, nas ideias modernas, no advento de nĂŁo sei que era da humanidade que deveria marcar uma profunda transformação – mas que, no meu entender, para influenciar o destino de cada um deveria antes de mais afectá-lo na prĂłpria natureza do homem -, esta confiança no futuro, que nada nos sĂ©culos que nos precederam justifica, constitui seguramente a Ăşnica garantia desses bens futuros, dessas revoluções tĂŁo desejadas pela vontade dos homens.
NĂŁo será evidente que o progresso, ou seja a marcha progressiva das coisas – tanto para o bem como para o mal -, acabou, hoje, por conduzir a sociedade Ă beira de um abismo, onde ela poderá facilmente vir a cair para dar lugar Ă mais completa barbárie? E a razĂŁo disso, a Ăşnica razĂŁo para que isso suceda, nĂŁo residirá nessa lei que neste mundo impõe a todas as outras: isto Ă©,
Textos sobre Condição de Eugène Delacroix
2 resultadosA Alma e o GĂ©nio
O que faz de um homem um homem de gĂ©nio – ou melhor o que eles fazem – nĂŁo sĂŁo as ideias novas mas essa ideia, que nunca os larga, que o que já foi dito nĂŁo o foi nunca suficientemente.
(…) O que tortura a minha alma Ă© a sua solidĂŁo. Quanto mais ela se dispersa pelos amigos e os prazeres comezinhos, mais esta me foge e se esconde na sua fortaleza. A novidade encontra-se no espĂrito que cria e nĂŁo na nautreza reproduzida.Tu que sabes que o novo existe sempre, mostra-o aos outros – no que eles nunca souberam ver. Faz-lhes compreender que nunca tinham ouvido falar do rouxinol, do espectáculo do mar imenso ou de tudo aquilo que os seus grosseiros ĂłrgĂŁos sĂł se encontram em condições de desfrutar depois de se ter tido o trabalho de sentir por eles.
E nĂŁo faças da lĂngua um empecilho, porque se cuidares da tua alma ela arranjará forma de se dar a entender. Criará uma nova linguagem que valerá os hemistĂquios deste ou a prosa daquele. O quĂŞ?, diz-me que se considera uma pessoa original e fica insensĂvel Ă leitura de Byron ou de Dante?