A Chama da Vida e o Fogo das Paixões
Nem sempre estar apaixonado é bom. A maior parte das paixões tomam conta da vontade e assumem o controlo do sentir e do pensar. Prometem a maior das libertações, mas escravizam quem desiste de si mesmo e a elas se submete.
A paixĂŁo Ă© sofrimento, um furor que Ă© o oposto da paz e do contentamento. Um vazio fulminante capaz das maiores acrobacias para se satisfazer. Mas que, como nunca se sacia, acaba por se consumir, por se destruir a si mesmo. Para ter paz precisamos de fazer esta guerra, na conquista do mais exigente de todos os equilĂbrios: entre a monotonia de nada arriscar e a imprudĂŞncia de entregar tudo sem uma vontade prĂłpria profunda. É essencial que saibamos desafiarmo-nos, por vezes, a um profundo desequilĂbrio momentâneo. Afinal, quem nunca ousa está perdido, para sempre.
Há boas paixões. SĂŁo as que trabalham como um fermento. De forma pacata, pacĂfica e paciente. Animam, mas nĂŁo dominam. Orientam, mas nĂŁo decidem. Iluminam, mas nĂŁo cegam.Quase ninguĂ©m faz ideia da capacidade que cada um de nĂłs tem para suportar e vencer grandes sofrimentos…
Por paixões comuns, há quem perca a cabeça, o coração e a alma.
Textos sobre Contentamento de JosĂ© LuĂs Nunes Martins
2 resultadosO que Ă© Dar a Vida?
Dar a vida Ă© amar. Abdicar de si… em favor de um outro. Vencer egoĂsmos e medos com a convicção de que dar-se nunca Ă© um excesso nem uma cobardia.
Dar a vida é perder-se para se encontrar. Entregar-se para se receber… É aparecer, sair de si até ao ponto de se poder ver bem diante dos próprios olhos.
Dar a vida é vivê-la tal como ela é na essência: generosa! Ser mais vida na vida de outro alguém. Cuidar da existência do outro com a sua… dar a vida é ser outro. Melhor. Muito.
Dar a vida Ă© ser um sorriso apenas com um olhar. É oferecer lágrimas a quem já perdeu as suas. Ser um silĂŞncio onde há paz… e uma melodia que revela que o melhor do mundo repousa em nĂłs… Ă espera de nĂłs.Dar a vida Ă© reconhecer a beleza que há neste mundo. No outro e no mundo do outro. É contribuir para o equilĂbrio e ficar em harmonia… com tudo e com cada coisa, compreendendo que a verdadeira alegria Ă© a coisa mais sĂ©ria da vida.
Dar a vida Ă© guardar-se para o momento oportuno,