A Embriaguez também é Necessária
Ă€s vezes tambĂ©m Ă© preciso chegar atĂ© a embriaguez, nĂŁo para que ela nos trague, mas para que nos acalme: pois ela dissipa as preocupações, revolve atĂ© o mais fundo da alma e a cura da tristeza assim como de certas enfermidades. E LĂber foi chamado o inventor do vinho nĂŁo porque solta a lĂngua, mas sim porque liberta a alma da escravidĂŁo das inquietações; restabelece-a, fortalece-a e fá-la mais audaz para todos os esforços. Mas, como na liberdade, tambĂ©m no vinho Ă© salutar a moderação. CrĂŞ-se que SĂłlon e ArcĂ©silas eram dados ao vinho; a CatĂŁo, reprovou-se-lhe a embriaguez: mais facilmente se fará honesto esse crime do que CatĂŁo desonroso.
Textos sobre Cura de SĂ©neca
2 resultadosNão há Sabedoria sem Esforço
Certos vĂcios, temos o hábito de atribuĂ-los aos condicionalismos do lugar e do tempo, mas o certo Ă© que, para onde quer que vamos, esses vĂcios nos acompanham. (…) Para quĂŞ iludirmo-nos? O nosso mal nĂŁo vem do exterior, está dentro de nĂłs, enraizado nas nossas vĂsceras, e, como ignoramos o mal de que sofremos, sĂł com dificuldade recuperamos a saĂşde. E mesmo que já tenhamos iniciado o tratamento, quando nos será possĂvel levar de vencida a enorme virulĂŞncia de tĂŁo numerosas enfermidades? Nem sequer solicitamos a presença do mĂ©dico, quando afinal Ă© mais fácil tratar uma doença ainda no inĂcio. Almas ainda frescas e inexperientes obedecem sem tardar a quem lhes indique o justo caminho. SĂł Ă© difĂcil reconduzir Ă via da natureza quem deliberadamente dela se apartou. Parece que temos vergonha de aprender a sabedoria! Pelos deuses, se acharmos que Ă© vergonhoso buscar um mestre, entĂŁo podemos perder a esperança de obter as vantagens da sabedoria por obra do acaso. A sabedoria sĂł se obtĂ©m pelo esforço.
Para dizer a verdade, nem sequer é necessário grande esforço se, como disse, começarmos a formar e a corrigir a nossa alma antes que as más tendências cristalizem. Mas mesmo já empedernidas,