A Ira nĂŁo Escolhe Idade nem Estatuto Social
A ira nĂŁo escolhe idade nem estatuto social. Algumas pessoas, graças Ă sua indigĂȘncia, nĂŁo conhecem a luxĂșria; outros, porque tĂȘm uma vida movimentada e errante, escapam Ă preguiça; aqueles que tĂȘm modos rudes e uma vida rĂșstica desconhecem as prisĂ”es, as fraudes e todos os males da cidade: mas ninguĂ©m estĂĄ livre da ira, tĂŁo poderosa entre os Gregos como entre os bĂĄrbaros, tĂŁo funesta entre aqueles que temem as leis como entre aqueles que se regem pela lei da força. Assim, se outras afecçÔes atacam os indivĂduos, a ira Ă© a Ășnica afecção que, por vezes, se apodera de um povo inteiro. Nunca um povo inteiro ardeu de amor por uma mulher, nem uma cidade inteira depositou toda a sua esperança no dinheiro e no lucro; a ambição apossa-se de indivĂduos, a imoderação nĂŁo Ă© um mal pĂșblico.
Por vezes, uma multidĂŁo inteira Ă© conduzida Ă ira: homens e mulheres, velhos e novos, os principais cidadĂŁos e o vulgo sĂŁo unĂąnimes, e toda a multidĂŁo agitada por algumas palavras sobrepĂ”e-se ao prĂłprio agitador: corre a pegar em armas e tochas e declara guerra ao seu vizinho e fĂĄ-la contra os seus concidadĂŁos; casas inteiras sĂŁo queimadas com toda a famĂlia e aquele cuja eloquĂȘncia lhe granjeara muitos benefĂcios Ă© eliminado pela ira que as suas palavras geraram;
Textos sobre EloquĂȘncia de SĂ©neca
2 resultadosSapiĂȘncia Diversificada
Entre outras vantagens, a sabedoria tambĂ©m tem isto de bom: sĂł se pode ser ultrapassado por outro durante a fase de ascenção. Quando se chega ao cume, nĂŁo mais subsistem diferenças: a sabedoria Ă© um estado constante, nĂŁo passĂvel de qualquer incremento. Acaso o Sol pode aumentar de tamanho ou a Lua sair da sua Ăłrbita? Os oceanos tambĂ©m nĂŁo crescem; o mundo conserva sempre a sua forma e as suas medidas. Todos os seres que atingiram as suas dimensĂ”es ideais jĂĄ nĂŁo podem aumentar e, por isso, todos os homens que atingirem a sapiĂȘncia sĂŁo de valor inteiramente idĂȘntico. De entre eles, cada um terĂĄ as suas qualidades prĂłprias: um poderĂĄ ser mais afĂĄvel, outro mais desembaraçado, outro de palavra mais pronta, outro dotado de maior eloquĂȘncia. Mas o ponto que nos interessa – a sapiĂȘncia que gera a beatitude – essa serĂĄ igual em todos eles.