A Palavra Secreta
Meu Deus do cĂ©u, nĂŁo tenho nada a dizer. O som de minha máquina Ă© macio. Que Ă© que eu posso escrever? Como recomeçar a anotar frases? A palavra Ă© o meu meio de comunicação. Eu sĂł poderia amá-la. Eu jogo com elas como se lançam dados: acaso e fatalidade. A palavra Ă© tĂŁo forte que atravessa a barreira do som. Cada palavra Ă© uma idĂ©ia. Cada palavra materializa o espĂrito. Quanto mais palavras eu conheço, mais sou capaz de pensar o meu sentimento.
Devemos modelar nossas palavras até se tornarem o mais fino invólucro dos nossos pensamentos. Sempre achei que o traço de um escultor é identificável por um extrema simplicidade de linhas. Todas as palavras que digo – é por esconderem outras palavras.
Qual é mesmo a palavra secreta? Não sei é porque a ouso? Não sei porque não ouso dizê-la? Sinto que existe uma palavra, talvez unicamente uma, que não pode e não deve ser pronunciada. Parece-me que todo o resto não é proibido. Mas acontece que eu quero é exatamente me unir a essa palavra proibida. Ou será? Se eu encontrar essa palavra, só a direi em boca fechada, para mim mesma, senão corro o risco de virar alma perdida por toda a eternidade.
Textos sobre Essenciais de Clarice Lispector
2 resultadosSejamos Alegres
Denuncio nossa fraqueza, denuncio o horror alucinante de morrer — e respondo a toda essa infâmia com — exatamente isto que vai agora ficar escrito — e respondo a toda essa infâmia com a alegria. PurĂssima e levĂssima alegria. A minha Ăşnica salvação Ă© a alegria. Uma alegria atonal dentro do it essencial. NĂŁo faz sentido? Pois tem que fazer. Porque Ă© cruel demais saber que a vida Ă© Ăşnica e que nĂŁo temos como garantia senĂŁo a fĂ© em trevas — porque Ă© cruel demais, entĂŁo respondo com a pureza de uma alegria indomável. Recuso-me a ficar triste. Sejamos alegres. Quem nĂŁo tiver medo de ficar alegre e experimentar uma sĂł vez sequer a alegria doida e profunda terá o melhor de nossa verdade. Eu estou — apesar de tudo oh apesar de tudo — estou sendo alegre neste instante-já que passa se eu nĂŁo fixá-lo com palavras. Estou sendo alegre neste mesmo instante porque me recuso a ser vencida: entĂŁo eu amo. Como resposta. Amor impessoal, amor it, Ă© alegria: mesmo o amor que nĂŁo dá certo, mesmo o amor que termina. E a minha prĂłpria morte e a dos que amamos tem que ser alegre, nĂŁo sei ainda como,