A ImportĂąncia da Arte
A arte Ă©, provavelmente, uma experiĂȘncia inĂștil; como a «paixĂŁo inĂștil» em que cristaliza o homem. Mas inĂștil apenas como tragĂ©dia de que a humanidade beneficie; porque a arte Ă© a menos trĂĄgica das ocupaçÔes, porque isso nĂŁo envolve uma moral objectiva. Mas se todos os artistas da terra parassem durante umas horas, deixassem de produzir uma ideia, um quadro, uma nota de mĂșsica, fazia-se um deserto extraordinĂĄrio. Acreditem que os teares paravam, tambĂ©m, e as fĂĄbricas; as gares ficavam estranhamente vazias, as mulheres emudeciam. A arte Ă©, no entanto, uma coisa explosiva. Houve, e hĂĄ decerto em qualquer lugar da terra, pessoas que se dedicam Ă experiĂȘncia inĂștil que Ă© a arte, pessoas como VirgĂlio, por exemplo, e que sabem que o seu silĂȘncio pode ser mortal. Se os poetas se calassem subitamente e sĂł ficasse no ar o ruĂdo dos motores, porque atĂ© o vento se calava no fundo dos vales, penso que atĂ© as guerras se iam extinguindo, sem derrota e sem vitĂłria, com a mansidĂŁo das coisas estĂ©reis. O laço da ficção, que gera a expectativa, Ă© mais forte do que todas as realidades acumulĂĄveis. Se ele se quebra, o equilĂbrio entre os seres sofre grave prejuĂzo.
Textos sobre Expectativas de Agustina Bessa-LuĂs
2 resultadosA Cultura nĂŁo se Enquadra na Totalidade PolĂtica
A cultura nunca poderĂĄ ser um factor estratĂ©gico de mudança. Se Ă© estratĂ©gia, nĂŁo Ă© cultura. Faz-se apelo Ă cultura como estratĂ©gia de mudança, tentando resolver a condição perturbadora do homem culto, munido de culpabilidade inconsciente, ou simplesmente isento da culpabilidade pelo sofrimento. Isso nĂŁo Ă© possĂvel. A cultura nĂŁo se enquadra na totalidade polĂtica. HĂĄ um grave mal-entendido quanto a isso. A cultura nĂŁo significa o conforto da neutralidade, a irĂłnica graduação da expectativa, a ginĂĄstica do nĂŁo-compomisso. Significa um enraizamento em si mesmo, que conserva no homem a faculdade de julgar. NĂŁo Ă© contrĂĄria Ă acção, mas Ă© condição necessĂĄria para que a acção seja serena e Ăștil, e nĂŁo impaciente e desordenada. NĂŁo se trata de racismo espiritual; nĂŁo se trata da pretensĂŁo de existir Ă parte da histĂłria polĂtica do mundo. Ă a intenção absolutamente necessĂĄria de ser livre, face aos acontecimentos, qualquer que seja a lĂłgica que os liga. A cultura Ă© o que identifica um povo com a sua finalidade.