NĂŁo há Vida Boa sem AutodomĂnio
O homem faz-se ou desfaz-se a si mesmo. O homem controla as suas paixões, as suas emoções, o seu futuro. Consegue-o canalizando os seus impulsos fĂsicos para conseguir realizações espirituais. Qualquer animal pode esbanjar a sua força realizando os impulsos fĂsicos sempre que os sente. Compete ao homem canalizá-los para fins mais produtivos que a satisfação dos impulsos. NinguĂ©m se tornou ilustre por fazer o que lhe apetecia. Os homens insignificantes fazem o que querem – e tornam-se nuns ZĂ©s-NinguĂ©m. Os grandes submetem-se Ă s leis que regem o sector em que sĂŁo grandes.
O autodomĂnio Ă© sempre recompensado com uma força que dá uma alegria interior inexprimĂvel e silenciosa que se torna no tom dominante da vida. O autodomĂnio Ă© a qualidade que distingue os mais aptos para sobreviverem. O mais importante atributo do homem como ser moral Ă© a faculdade de autodomĂnio escreveu Herbert Spencer. Nunca houve, nem pode haver, uma vida boa sem autodomĂnio; sem ele a vida Ă© inconcebĂvel. A vitĂłria mais importante e mais nobre do homem Ă© a conquista de si mesmo.
Textos sobre Faculdade de Alfred Armand Montapert
3 resultadosInércia e Movimento
Há uma lei natural conhecida como lei da inĂ©rcia. Quando alguma coisa se encontra em determinadas condições de existĂŞncia tende a conservar-se nesse estado, quer esteja em repouso quer esteja em movimento. Essa lei aplica-se igualmente para seres humanos. (…) O homem Ă© uma porção de matĂ©ria no estado de repouso e nem sempre se quer mexer. Mas quando aquecemos e começamos realmente a andar verficamos que a inĂ©rcia Ă© como o sistema propulsor de um foguetĂŁo dentro de nĂłs… Ă© mil vezes mais fácil continuar a avançar que iniciar o movimento. Motivação e força motriz estabelecem as diferenças entre as pessoas. Se um homem imagina um plano de acção, reconhece um dever, abraça uma causa, veremos cada ĂłrgĂŁo do seu corpo e cada faculdade do seu espĂrito começar a trabalhar mais eficaz e suavemente que nunca.
As Atitudes Mentais sĂŁo mais Importantes que a Capacidade Mental
Tudo, na sua vida, depende da sua atitude. A felicidade não depende de coisas à sua volta, mas da sua atitude. É uma lei que importa recordar. As nossas atitudes controlam as nossas vidas. São uma força secreta a labutar vinte e quatro horas por dia, para o bem ou para o mal. É importante sabermos como domesticar e controlar essa grande força. As atitudes mentais são mais importantes que a capacidade mental. As atitudes afectam o corpo; criamos um clima dentro de nós e à nossa volta com as nossas atitudes. Tenha uma atitude agradável, afectuosa e amistosa.
Séneca, o sábio romano, afirmou: – «Um homem pode governar o mundo inteiro e continuar infeliz, se não sentir que é supremamente feliz».
Que beleza existe no mundo em que vive? Ora bem, é tão belo como a sua atitude mental. Resolva ter uma atitude feliz, confiante, enérgica, positiva, entusiástica. A disposição interior, mais que qualquer outra coisa, pode dar a perspectiva adequada e a faculdade para resolver qualquer situação. Cada pessoa tem uma tendência para uma atitude construtiva ou negativa. Manter pensamentos positivos requer vigilância constante e desenvolvimento do carácter através do estudo e da experiência.