Ser Capaz
A falĂȘncia prĂłpria nĂŁo tem que ver por força com o «nĂŁo se ser capaz». Tem que ver com o nĂŁo se ser capaz de se escolher aquilo de que tambĂ©m se Ă© capaz; nĂŁo tem que ver com o nĂŁo se poder, mas com o nĂŁo se aceitar o que se pode; nĂŁo Ă© forçosamente um problema de capacidades mas a escolha daquela que deve ser. Mas escolher a que deve ser, jĂĄ exige em nĂłs a capacidade disso. De modo que se nĂŁo Ă© capaz de se ser capaz.
Textos sobre FalĂȘncia de VergĂlio Ferreira
2 resultadosUm Mundo de Vidas
NĂłs vivemos da nossa vida um fragmento tĂŁo breve. NĂŁo Ă© da vida geral – Ă© da nossa. Ă em primeiro lugar a restrita porção do que em cada elemento haveria para viver. Porque em cada um desses elementos hĂĄ a intensidade com o que poderĂamos viver, a profundeza, as ramificaçÔes. NĂłs vivemos Ă superfĂcie de tudo na parte deslizante, a que Ă© facilidade e fuga. O resto prende-se irremediavelmente ao escuro do esquecimento e distracção. Mas hĂĄ sobretudo a zona incomensurĂĄvel dos possĂveis que nĂŁo poderemos viver. Porque em cada instante, a cada opção que fazemos, a cada opção que faz o destino por nĂłs, correspondem as inumerĂĄveis opçÔes que nada para nĂłs poderĂĄ fazer. Um golpe de sorte ou de azar, o acaso de um encontro, de um lance, de uma falĂȘncia ou benefĂcio fazem-nos eliminar toda uma rede de caminhos para se percorrer um sĂł. Em cada momento hĂĄ inĂșmeros possĂveis, favorĂĄveis ou desfavorĂĄveis, diante de nĂłs. Mas Ă© um sĂł o que se escolheu ou nos calhou.
Assim durante a vida vão-nos ficando para trås mil soluçÔes que se abandonaram e não poderão jamais fazer parte da nossa vida. Regresso à minha infùncia e entonteço com as milhentas possibilidades que se me puseram de parte.