Textos sobre Fracos de Blaise Pascal

3 resultados
Textos de fracos de Blaise Pascal. Leia este e outros textos de Blaise Pascal em Poetris.

FĂ© No Sentimento

A razĂŁo age com lentidĂŁo, e com tantas vistas, sobre tantos princĂ­pios, os quais Ă© mister estejam sempre presentes, que a todo o instante adormece ou perde-se, deixa de ter todos os seus princĂ­pios presentes. O sentimento nĂŁo age dessa maneira; age instantaneamente, e estĂĄ sempre pronto para agir. É preciso, pois, depositar a nossa fĂ© no sentimento; de outro modo, ela serĂĄ sempre vacilante.
(…) O Ășltimo passo da razĂŁo Ă© o de reconhecer que existe uma infinidade de coisas que a ultrapassam; se nĂŁo chegar a isso, Ă© porque Ă© fraca.

A Nossa Dignidade Consiste no Pensamento

O homem é apenas um caniço, o mais fraco da natureza; mas é um caniço pensante. Não é preciso que o universo inteiro se arme para o aniquilar: um vapor, uma gota de ågua, bastam para o matar. Mas quando o universo o aniquilasse o homem seria ainda mais nobre do que o que o mata, porque sabe que morre, e a superioridade que o universo tem sobre ele; o universo não sabe nada disso.
Toda a nossa dignidade consiste portanto no pensamento. É daí que deveremos elevar-nos e não do espaço e do tempo, que não poderíamos preencher. Esforcemo-nos pois por pensar bem: eis o princípio da moral.

Um Verdadeiro Amigo

Um verdadeiro amigo Ă© uma coisa tĂŁo vantajosa, mesmo para os maiores senhores, para dizer bem deles e os defender mesmo na sua ausĂȘncia, que devem fazer tudo para os ter. Mas que escolham bem; pois, se fizerem todos os seus esforços por estĂșpidos, isso ser-lhes-ĂĄ inĂștil, por muito bem que digam deles; e mesmo nĂŁo dirĂŁo bem se se sentirem mais fracos, pois nĂŁo terĂŁo autoridade; e assim dirĂŁo tambĂ©m mal por companhia.