A Verdadeira Virtude
NĂŁo se pode pensar em virtude sem se pensar num estado e num impulso contrários aos de virtude e num persistente esforço da vontade. Para me desenhar um homem virtuoso tenho que dar relevo principal ao que nele Ă© voluntário; tenho de, talvez em esquema exagerado, lhe pĂ´r acima de tudo o que Ă© modelar e conter. Pela origem e pelo significado nĂŁo posso deixar de a ligar Ă s fortes resoluções e Ă coragem civil. E um contĂnuo querer e uma contĂnua vigilância, uma batalha perpĂ©tua dada aos elementos que, entendendo, classifiquei como maus; requer as nĂtidas visões e as almas destemidas.
Por isso não me prende o menino virtuoso; a bondade só é nele o estado natural; antes o quero bravio e combativo e com sua ponta de maldade; assim me dá a certeza de que o terei mais tarde, quando a vontade se afirmar e a reflexão distinguir os caminhos, com material a destruir na luta heróica e a energia suficiente para nela se empenhar. O que não chora, nem parte, nem esbraveja, nem resiste aos conselhos há-de formar depois nas massas submissas; muitas vezes me há-de parecer que a sua virtude consiste numa falta de habilidade para urdir o mal,
Textos sobre Habilidade de Agostinho da Silva
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