O Esforço pelo Conhecimento da Verdade
Devemos escolher como finalidade independente do nosso esforço o conhecimento da verdade ou, exprimindo-nos mais modestamente, a compreensĂŁo do mundo inteligĂvel por meio do pensamento lĂłgico? Ou devemos subordinar esse esforço pelo conhecimento racional de qualquer espĂ©cie a outros objectivos, por exemplo, a objectivos prĂĄticos? O simples pensamento nĂŁo pode resolver esta questĂŁo. A decisĂŁo tem, pelo contrĂĄrio, uma influĂȘncia decisiva na nossa maneira de pensar e julgar, partindo-se do princĂpio de que tem o carĂĄcter de convicção inabalĂĄvel. Permitam-me que confesse: para mim, o esforço pelo conhecimento Ă© um daqueles objectivos independentes, sem os quais uma afirmação consciente da vida me parece impossĂvel ao homem de pensamento.
Uma das caracterĂsticas do esforço pelo conhecimento Ă© que ele tende a abranger tanto a multiplicidade da experiĂȘncia como a simplicidade e redução das hipĂłteses fundamentais. O acordo final desses objectivos Ă©, devido ao estĂĄdio primitivo da investigação, uma questĂŁo de fĂ©. Sem essa fĂ©, a convicção do valor independente do conhecimento nĂŁo seria para mim forte e inabalĂĄvel.
Esta atitude, por assim dizer, religiosa do cientista perante a verdade nĂŁo deixa de ter influĂȘncia sobre a sua personalidade. Pois, alĂ©m daquilo que resulta da experiĂȘncia e alĂ©m das leis do pensamento,
Textos sobre Individualismo de Albert Einstein
1 resultado Textos de individualismo de Albert Einstein. Leia este e outros textos de Albert Einstein em Poetris.