Personalidade Limitada
Há pessoas muito competentes no seu ofĂcio mas que nunca se adaptam a certos obstáculos menores, como a nomes que desconhecem e saem do habitual. TambĂ©m nunca sabem usar uma chave de fendas e nĂŁo sĂŁo capazes de conhecer uma marca de carros pelas jantes, por exemplo. Cada indivĂduo tem um espaço muito limitado de operação e o seu cĂ©rebro trabalha num pequeno circuito de observações; a sua evolução Ă© restrita ao que o rodeia e aos factos exteriores mais prĂłximos. A educação sem grandes exigĂŞncias de comportamento social e intelectual, leva-os a formar uma personalidade mesquinha, Ă s vezes ressentida e admiradora de extremos, como da liderança dum chefe.
Textos sobre Intelectuais de Agustina Bessa-LuĂs
2 resultados Textos de intelectuais de Agustina Bessa-LuĂs. Leia este e outros textos de Agustina Bessa-LuĂs em Poetris.
A Herança dos Empresários
Hoje em dia o sector opulento, que é quase unicamente integrado pelos empresários, só ele tem a posição de homens livres. Aos artistas e aos pensadores resta, na maioria dos casos, o recurso a serem integrados no funcionalismo público para salvaguardarem uma relativa decência económica. O empresário não está preparado para se pronunciar como director intelectual da sociedade; a sua filosofia de vida é incoerente e, muitas vezes, suspeita. Deixará uma herança datada, mas não uma obra confidencial para as futuras gerações que irão propagá-la e, com tal, merecer no mundo o seu êxito moral face aos outros povos.