De que Serve Discutir as Ideologias?
Para compreendermos o homem e as suas necessidades, para o conhecermos naquilo que ele tem de essencial, não precisamos de pôr em confronto as evidências das nossas verdades. Sim, têm razão. Têm todos razão. A lógica demonstra tudo. Tem razão aquele que rejeita que todas as desgraças do mundo recaiam sobre os corcundas. Se declararmos guerra aos corcundas, aprenderemos rapidamente a exaltar-nos. Vingaremos os crimes dos corcundas. E, sem dúvida, também os corcundas cometem crimes.
A fim de tentarmos separar este essencial, é necessário esquecermos por um instante as divisões que, uma vez admitidas, implicam todo um Corão de verdades inabaláveis e o inerente fanatismo. Podemos classificar os homens em homens de direita e em homens de esquerda, em corcundas e não corcundas, em fascistas e em democratas, e estas distinções são incontestáveis.
Mas sabem que a verdade Ă© aquilo que simplifica o mundo, e nĂŁo aquilo que cria o caos. A verdade Ă© a linguagem que desencadeia o universal.
Newton não «descobriu» uma lei há muito disfarçada de solução de enigma, Newton efectuou uma operação criativa. Instituiu uma linguagem de homem capaz de exprimir simultaneamente a queda da maçã num prado ou a ascensão do sol.
Textos sobre Lógica de Antoine de Saint-Exupéry
2 resultados Textos de lógica de Antoine de Saint-Exupéry. Leia este e outros textos de Antoine de Saint-Exupéry em Poetris.
Não Transformes as Tuas Convicções em Pedras
Quando as verdades sĂŁo evidentes e absolutamente contraditĂłrias, o que tens a fazer Ă© mudar de linguagem. A lĂłgica nĂŁo serve para te ajudar a passares de um andar para o outro. Tu nĂŁo prevĂŞs o recolhimento a partir das pedras. E, se falares do recolhimento com a linguagem das pedras, vais-te abaixo. Precisas de inventar essa palavra nova para dares conta de uma certa arquitectura das tuas pedras. Porque nasceu um ser novo, nĂŁo divisĂvel, nem explicável; porque explicar Ă© demonstrar. E tu baptiza-lo entĂŁo com um nome.
Como Ă© que tu havias de raciocinar sobre o recolhimento? Como Ă© que havias de raciocinar sobre o amor? Como Ă© que havias de raciocinar sobre a propriedade? NĂŁo se trata de objectos, mas de deuses.