A Escolha Inteligente
Uma vida bem sucedida depende das escolhas que fizermos. Temos de saber o que Ă© ou nĂŁo importante para nĂłs. A escolha inteligente implica um sentido realista dos valores e um sentido realista das proporções. Este processo de escolha – de aceitação por um lado e de rejeição pelo outro – começa na infância e continua pela vida fora. NĂŁo podemos ter tudo o que ambicionamos. O homem de negĂłcios que procura o sucesso financeiro tem muitas vezes de abandonar os seus interesses de ordem desportiva ou cultural. Os que preferem servir os interesses espirituais, culturais ou polĂticos da sociedade – sacerdotes, escritores, artistas, militares, homens de estado e funcionários pĂşblicos em geral – tĂŞm quase sempre de relegar para segundo plano o bem-estar financeiro.
Com uma vida limitada não podemos ser ou fazer tudo. Estamos constantemente a ter de escolher com que e com quem passar o nosso tempo. Cultivar amizades toma tempo. Às vezes temos de recusar encontros e desapontar muitas pessoas para termos tempo de alcançar os nossos fins. Todos os dias temos de escolher entre as coisas que estão à venda. Não podemos ter o mundo inteiro, tal como uma criança não pode comprar todos os rebuçados da doçaria se tiver apenas um tostão.
Textos Longos de Alfred Armand Montapert
9 resultadosO Gosto pela Cultura
É mais difĂcil encontrar um gentleman que um gĂ©nio. A marca mais distintiva de um homem culto Ă© a possibilidade de aceitar um ponto de vista diferente do seu; pĂ´r-se no lugar de outra pessoa e ver a vida e os seus problemas dessa perspectiva diferente. Estar disposto a experimentar uma ideia nova; poder viver nos limites das divergĂŞncias intelectuais; examinar sem calor os problemas escaldantes do dia; ter simpatia imaginativa, largueza e flexibilidade de espĂrito, estabilidade e equilĂbrio de sentimentos, calma ponderada para decidir – Ă© ter cultura.
(…) A cultura vem da contemplação da natureza; do estudo da Literatura, Arte e Arquitectura com letras grandes; e do conhecimento pessoal das realidades emocionais da existĂŞncia. É uma escala de valores, ou mĂ©ritos, diferente da usada nas esferas dominadas pela ciĂŞncia e pelo comĂ©rcio. Vivemos numa cultura onde o sucesso Ă© medido pelos bens materiais. É importante alcançar objectivos materiais, mas ainda Ă© mais importante ser-se cidadĂŁo amadurecido, bem equilibrado e culto.A cultura (…) está em nĂłs e nĂŁo sepultada em estranhas galerias. Significa bondade de espĂrito e Ă© a base de um bom carácter. A plenitude da vida nĂŁo vem das coisas exteriores a nĂłs;
O seu Instinto Leva-o mais Longe que o seu Intelecto
«Homem, conhece-te a ti mesmo» – toda a sabedoria se encontra concentrada nesta frase. Auto-análise, depois acção – a escola da sabedoria. Quanto mais cedo descobrir os factos acerca da sua pessoa mais fácil será a jornada da vida. Para tirar o máximo de nĂłs, temos de conhecer os recursos que possuĂmos e depois aperfeiçoá-los e utilizá-los. Pelo controlo das emoções uma pessoa consegue superar quase todas as dificuldades que habitualmente estragam a vida.
(…) Sem olhar à profundidade dos seus sentimentos, à vastidão dos seus conheciemntos, o homem aparentemente completo não o é sem que tenha aperfeiçoado as suas tendências. Quem quiser melhorar os condicionalismos externos tem de começar por melhorar os internos. Quando as coisas não estão a correr bem há qualquer coisa em mim a dizer-mo. Às vezes tenho de pensar muito para descobrir o erro e como corrigi-lo. Depois de resolver o problema sinto-me novamente bem. Isto prova que «O seu instinto leva-o mais longe que o seu intelecto».
A Maneira como cada um Pensa Determina a sua Maneira de Viver
A vida nĂŁo Ă© governada por actos ou circunstâncias extrĂnsecos, vindos de fora. Cada um de nĂłs cria a sua prĂłpria vida pelos pensamentos que tem. Marco AurĂ©lio afirmou: – «A nossa vida Ă© o que os nossos pensamentos fazem dela.» Emerson disse: – «O homem Ă© o que pensa ser.» Jesus Cristo ensinou: – «O que um homem pensa no seu coração Ă© o que ele Ă©.» Um simples pensamento nĂŁo constrĂłi ou destrĂłi uma vida, mas um hábito de pensar pode fazĂŞ-lo. NĂŁo podemos pensar em derrota e sair vitoriosos. Um hábito fixo de esperança Ă© a cura para um coração preocupado e perturbado. Podemos fazer mais contra nĂłs ou a nosso fazer que qualquer força estranha.
A maneira como cada um pensa determina a sua maneira de viver. Todo o pensamento bom contribui com a sua quota-parte para o resultado final da nossa vida. Um simples pensamento tido pela manhã pode encher o dia inteiro de alegria e de sol, ou de tristeza e desânimo. Quantos dias não têm sido deprimentes devido a um pensamento inconsiderado ou malévolo. Você nunca poderá ser melhor ou mais elevado que o seu melhor pensamento.
Sucesso é Realização
O sucesso Ă© a realização de qualquer coisa valiosa para si. Pode ser a paz de espĂrito e felicidade; uniĂŁo no lar e na famĂlia; o gosto pelo trabalho; independĂŞncia financeira; alegria e satisfação por servir os outros; o desenvolvimento das forças construtivas inerentes ao homem; amar a vida e sentir-se satisfeito com o seu carácter, os seus ideais e os trabalhos realizados.
«Talvez ainda se não tivesse encontrado uma definição de sucesso aplicável a todas as pessoas» – escreveu Zu Tavern – «Cada um de nós tem a sua ideia pessoal de sucesso, e essa mesma ideia vai-se modificando com a passagem do tempo. Para alguns, sucesso é igual a fama; para outros, riqueza em dinheiro; para outros ainda, apenas amor e felicidade.»
É uma lei da natureza humana realizar, ganjear respeito, ser um trabalhador e construtor activo, deixar o mundo um pouco melhor que o encontrado. O homem foi feito para realizar. A maior satisfação da vida provĂ©m da realização. Isto prova-se pela sua estrutura fĂsica, mental e moral.
Quando faz qualquer coisa – para os outros ou para o seu próprio bem – é feliz e sente-se útil.
O desejo de realizar nasce connosco.
Sucesso sem Riqueza
Muita gente confunde sucesso com amealhar dinheiro. Embora o sucesso acabe por levar Ă riqueza, Ă© muito mais que isso. É uma atitude mental e espiritual – um estado de consciĂŞncia – de que o dinheiro Ă© um sub-produto acidental. Sucesso Ă© um modo de viver. Estamos neste mundo para ter sucesso como seres humanos. Uma pessoa bem sucedida tem paz de espĂrito, está satisfeita com os talentos que Deus lhe deu, e sente-se feliz em usá-los e aplicá-los para seu benefĂcio. A procura de uma vida melhor, e a realização de um objectivo digno, Ă© a mais satisfatĂłria das actividades humanas.
(…) Uma vida bem sucedida nĂŁo Ă© fácil. É construĂda sobre qualidades fortes – sacrifĂcio, diligĂŞncia, lealdade e integridade. A corrida nem sempre Ă© ganha pelo mais rápido nem a batalha pelo mais forte; a vitĂłria vai muitas vezes para o mais temerário e o mais persistente. O maior obstáculo no caminho do sucesso nĂŁo Ă© a falta de inteligĂŞncia, de carácter ou de força de vontade. É a incapacidade para levar o trabalho atĂ© ao fim.
A FĂ© Move Montanhas
O segredo de todo o esforço valioso reside na fé – Bulwer Lytton
A lei da fĂ© aplica-se a tudo, desde o jogo de bowling atĂ© ganhar dinheiro ou ser bem sucedido nos negĂłcios. A fĂ© permite fazer coisas aparentemente impossĂveis. O facto de ter fĂ© serve de força impulsionadora ou geradora que leva Ă realização. A sua fĂ© Ă© uma lei ou força que pode trabalhar a seu favor ou contra si. A fĂ© positiva e inteligente contĂ©m os factores capazes de gerar um resultado bom ou benĂ©fico. Por isso as pessoas optimistas curam-se mais depressa quando apanham alguma doença e continuam a viver contra todas as expectativas. Por outro lado, a fĂ© negativa e sem inteligĂŞncia contĂ©m os factores capazes de conduzir a resultados desagradáveis ou infelizes. A fĂ© inteligente Ă© firme; a que nĂŁo Ă© inteligente produz sempre instabilidade.
William James disse: A fé com que iniciamos um trabalho de resultados duvidosos é a única coisa que assegura um bom resultado. Todos os factos notáveis em ciência, negócios, arquitectura, arte, educação ou religião dependem muito da fé, das convicções e da coragem.
NĂŁo há Vida Boa sem AutodomĂnio
O homem faz-se ou desfaz-se a si mesmo. O homem controla as suas paixões, as suas emoções, o seu futuro. Consegue-o canalizando os seus impulsos fĂsicos para conseguir realizações espirituais. Qualquer animal pode esbanjar a sua força realizando os impulsos fĂsicos sempre que os sente. Compete ao homem canalizá-los para fins mais produtivos que a satisfação dos impulsos. NinguĂ©m se tornou ilustre por fazer o que lhe apetecia. Os homens insignificantes fazem o que querem – e tornam-se nuns ZĂ©s-NinguĂ©m. Os grandes submetem-se Ă s leis que regem o sector em que sĂŁo grandes.
O autodomĂnio Ă© sempre recompensado com uma força que dá uma alegria interior inexprimĂvel e silenciosa que se torna no tom dominante da vida. O autodomĂnio Ă© a qualidade que distingue os mais aptos para sobreviverem. O mais importante atributo do homem como ser moral Ă© a faculdade de autodomĂnio escreveu Herbert Spencer. Nunca houve, nem pode haver, uma vida boa sem autodomĂnio; sem ele a vida Ă© inconcebĂvel. A vitĂłria mais importante e mais nobre do homem Ă© a conquista de si mesmo.
As Atitudes Mentais sĂŁo mais Importantes que a Capacidade Mental
Tudo, na sua vida, depende da sua atitude. A felicidade não depende de coisas à sua volta, mas da sua atitude. É uma lei que importa recordar. As nossas atitudes controlam as nossas vidas. São uma força secreta a labutar vinte e quatro horas por dia, para o bem ou para o mal. É importante sabermos como domesticar e controlar essa grande força. As atitudes mentais são mais importantes que a capacidade mental. As atitudes afectam o corpo; criamos um clima dentro de nós e à nossa volta com as nossas atitudes. Tenha uma atitude agradável, afectuosa e amistosa.
Séneca, o sábio romano, afirmou: – «Um homem pode governar o mundo inteiro e continuar infeliz, se não sentir que é supremamente feliz».
Que beleza existe no mundo em que vive? Ora bem, é tão belo como a sua atitude mental. Resolva ter uma atitude feliz, confiante, enérgica, positiva, entusiástica. A disposição interior, mais que qualquer outra coisa, pode dar a perspectiva adequada e a faculdade para resolver qualquer situação. Cada pessoa tem uma tendência para uma atitude construtiva ou negativa. Manter pensamentos positivos requer vigilância constante e desenvolvimento do carácter através do estudo e da experiência.