Textos sobre Melhor de Giacomo Leopardi

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Textos de melhor de Giacomo Leopardi. Leia este e outros textos de Giacomo Leopardi em Poetris.

Os Melhores Momentos do Amor

Nos transportes do amor, na conversa com a amada, nos favores que recebes dela, atĂ© nos mais extremos, vais mais em busca da felicidade do que Ă  tentação de provar isso de que o teu coração agitado sente uma grande falta, um nĂŁo-sei-quĂȘ de menos do que ele esperava, um desejo de algo, mesmo de muito mais. Os melhores momentos do amor sĂŁo aqueles de uma tranquila e doce melancolia em que choras e nĂŁo sabes porquĂȘ, e te resignas quase na quietude a um infortĂșnio que desconheces. Nessa quietude, a tua alma estĂĄ quase cumulada, e quase sente o gosto da felicidade. Assim como no amor, que Ă© o estado da alma mais rico de prazeres e ilusĂ”es, a melhor parte, a via mais correcta para o prazer e para uma sombra de felicidade Ă© a dor.
(…) Quando um homem concebe o amor, o mundo inteiro se dissipa aos seus olhos, ele nĂŁo vĂȘ nada alĂ©m do ser amado, estĂĄ no meio da multidĂŁo, das conversas, em plena solidĂŁo, abstraĂ­do, fazendo os gestos que lhe inspira esse pensamento sempre imĂłvel e muito poderoso, sem se preocupar com a surpresa nem com o desprezo alheios, ele se esquece de tudo e tudo lhe parece tedioso sem esse Ășnico pensamento,

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A Juventude e a Literatura

Os jovens sĂŁo, geralmente, melhores juĂ­zes das obras destinadas a estimular sentimentos e imagens do que os homens maduros ou velhos. Mas por outro lado, vĂȘ-se que os jovens que nĂŁo sĂŁo educados para a leitura procuram nela um prazer mais do que humano, infinito, e de caracterĂ­sticas absurdas; e nĂŁo encontrando isso nela, desprezam os escritores; o que por vezes acontece tambĂ©m noutras idades, por razĂ”es idĂȘnticas, com os iliteratos.

E aqueles jovens que se dedicam Ă s letras facilmente preferem, nĂŁo sĂł quando escrevem mas tambĂ©m quando avaliam as obras dos outros, o excessivo ao moderado, a sumptuosidade ou a afectação das expressĂ”es e dos ornamentos ao simples e ao natural, e as belezas ilusĂłrias Ă s verdadeiras, em parte devido Ă  sua pouca experiĂȘncia e em parte ao arrebatamento prĂłprio da idade. Donde se deduz que os jovens, que sĂŁo sem dĂșvida, entre todos os homens, aqueles que estĂŁo mais dispostos a louvar o que lhes parece bom, por serem mais sinceros e ingĂ©nuos, raramente sĂŁo capazes de apreciar a hĂĄbil e perfeita boa qualidade das obras literĂĄrias. Com o avançar dos anos, aumenta a capacidade que se adquire com o treino e diminui a natural. Contudo,

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As Novas Verdades

Nenhuma verdade nova, e completamente estranha Ă s opiniĂ”es correntes, quando demonstrada pelo primeiro que dela se apercebeu, ainda que com uma evidĂȘncia e uma exactidĂŁo idĂȘnticas ou semelhantes Ă s da geometria, conseguiu nunca, se as demonstraçÔes nĂŁo foram de natureza material, introduzir-se e fixar-se no mundo imediatamente, mas sĂł com o decorrer do tempo, atravĂ©s da prĂĄtica e do exemplo: habituando-se os homens a acreditar nela como em qualquer outra coisa; ou melhor, acreditando geralmente por habituação e nĂŁo pela exactidĂŁo de experiĂȘncias concebidas no seu espĂ­rito.
AtĂ© que por fim essa verdade, começando a ser ensinada Ă s crianças, Ă© comummente aceite, evocado com espanto o seu desconhecimento, e escarnecidas as opiniĂ”es diferentes, tanto dos antepassados como dos contemporĂąneos. E isto com tanto mais dificuldade e demora quanto maiores e mais importantes foram essas novas e incrĂ­veis verdades, e, por conseguinte, subversoras de um maior nĂșmero de opiniĂ”es radicadas nos espĂ­ritos. Nem mesmo os intelectos perspicazes e treinados sentem facilmente toda a eficiĂȘncia das razĂ”es que demonstram essas verdades ianuditas e que excedem em muito os limites dos conhecimentos e dos hĂĄbitos desses intelectos, principalmente quando essas razĂ”es e essas verdades se opĂ”em Ă s crenças neles arreigadas.