MatĂ©ria e EspĂrito
NĂłs hoje estamos ao mesmo tempo na melhor Ă©poca da humanidade e na pior. TĂŁo depressa sentimos que tudo em nĂłs e em redor marcha unĂssono em frente, como subitamente um grande atrito emperra as nossas prĂłprias articulaçÔes. HĂĄ ao mesmo tempo qualquer coisa que nos desacompanha e qualquer coisa que nos anima. HĂĄ caminhos inteiros que terminam sĂșbito e nĂŁo hĂĄ caminho inteiro e vitalĂcio. E nĂłs desejamos francamente acertar com a direcção Ășnica e onde o Ășnico obstĂĄculo seja de verdade o mistĂ©rio do futuro.
Todo aquele que se lance mais animado pela palavra espĂrito, nĂŁo creia que faz mais do que estar sujeito a uma determinante actual. A consciĂȘncia material, como acontece hoje, dĂĄ entrada natural para o campo do espĂrito. Assim tambĂ©m o espĂrito tem existĂȘncia vital segundo a qualidade de consciĂȘncia da matĂ©ria. O espĂrito apartando da matĂ©ria nĂŁo Ă© deste mundo. EspĂrito e matĂ©ria confundem-se em vida.
Acontece, porĂ©m, que os fugitivos da matĂ©ria transformam em si esse unilateralismo ao ingressar no espĂrito, e ficam outra vez de banda, inversamente agora, mas como antes. Ora o espĂrito nĂŁo tem mais dimensĂ”es do que a matĂ©ria; sĂŁo outras, mas idĂȘnticas, que se justapĂ”em,
Textos sobre PossĂvel de Almada Negreiros
2 resultadosO Valor da Ingenuidade
O maior perigo que corre o ingĂ©nuo: o de querer ser esperto. TĂŁo ingĂ©nuo que cuida, coitado, de que alguma vez no mundo o conhecimento valeu mais do que a ingenuidade de cada um. A ingenuidade Ă© o legĂtimo segredo de cada qual, Ă© a sua verdadeira idade, Ă© o seu prĂłprio sentimento livre, Ă© a alma do nosso corpo, Ă© a prĂłpria luz de toda a nossa resistĂȘncia moral.
Mas os ingénuos são os primeiros que ignoram a força criadora da ingenuidade, e na ùnsia de crescer compram vantagens imediatas ao preço da sua própria ingenuidade.
RarĂssimos foram e sĂŁo os ingĂ©nuos que se comprometeram um dia para consigo prĂłprios a nĂŁo competir neste mundo senĂŁo consigo mesmos. A grande maioria dos ingĂ©nuos desanima logo de entrada e prefere tricher no jogo de honra, do mĂ©rito e do valor. SĂŁo eles as prĂłprias vĂtimas de si mesmos, os suicidas dos seus legĂtimos poetas, os grotescos espanatalhos da sua prĂłpria esperteza saloia.
Bem haja o povo que encontrou para o seu idioma esta denunciante expressĂŁo da pessoa que Ă© vĂtima de si mesma: a esperteza saloia. A esperteza saloia representa bem a lição que sofre aquele que nĂŁo confiou afinal em si mesmo,