A Vida Ă© uma Busca

A vida é uma busca — uma busca constante, uma busca desesperada, uma busca sem esperança, uma busca de algo que não se sabe o que é. Há um forte impulso para procurar, mas não se sabe o que se procura. E há um certo estado de espírito em que nada daquilo que consegue lhe dará qualquer satisfação. A frustração parece ser o destino da humanidade, porque tudo aquilo que se obtém perde o sentido no momento exacto em que se consegue. Começa-se novamente a procurar.
A busca continua, quer se consiga alguma coisa ou nĂŁo. Parece ser irrelevante o que se tem e o que nĂŁo se tem, pois a busca continua de qualquer maneira. Os pobres andam Ă  procura, os ricos andam Ă  procura, os doentes andam Ă  procura, os que estĂŁo bem andam Ă  procura, os poderosos andam Ă  procura, os estĂşpidos andam Ă  procura, os sensatos andam Ă  procura – e ninguĂ©m sabe exactamente de quĂŞ.

Essa mesma procura — o que é e porque existe — tem de ser compreendida. Parece haver um hiato no ser humano, na mente humana. Na própria estrutura da consciência humana parece haver um buraco, um buraco negro.

Continue lendo…