A Escolha Inteligente
Uma vida bem sucedida depende das escolhas que fizermos. Temos de saber o que Ă© ou nĂŁo importante para nĂłs. A escolha inteligente implica um sentido realista dos valores e um sentido realista das proporções. Este processo de escolha – de aceitação por um lado e de rejeição pelo outro – começa na infância e continua pela vida fora. NĂŁo podemos ter tudo o que ambicionamos. O homem de negĂłcios que procura o sucesso financeiro tem muitas vezes de abandonar os seus interesses de ordem desportiva ou cultural. Os que preferem servir os interesses espirituais, culturais ou polĂticos da sociedade – sacerdotes, escritores, artistas, militares, homens de estado e funcionários pĂşblicos em geral – tĂŞm quase sempre de relegar para segundo plano o bem-estar financeiro.
Com uma vida limitada não podemos ser ou fazer tudo. Estamos constantemente a ter de escolher com que e com quem passar o nosso tempo. Cultivar amizades toma tempo. Às vezes temos de recusar encontros e desapontar muitas pessoas para termos tempo de alcançar os nossos fins. Todos os dias temos de escolher entre as coisas que estão à venda. Não podemos ter o mundo inteiro, tal como uma criança não pode comprar todos os rebuçados da doçaria se tiver apenas um tostão.
Textos sobre Procura de Alfred Armand Montapert
3 resultadosO Gosto pela Cultura
É mais difĂcil encontrar um gentleman que um gĂ©nio. A marca mais distintiva de um homem culto Ă© a possibilidade de aceitar um ponto de vista diferente do seu; pĂ´r-se no lugar de outra pessoa e ver a vida e os seus problemas dessa perspectiva diferente. Estar disposto a experimentar uma ideia nova; poder viver nos limites das divergĂŞncias intelectuais; examinar sem calor os problemas escaldantes do dia; ter simpatia imaginativa, largueza e flexibilidade de espĂrito, estabilidade e equilĂbrio de sentimentos, calma ponderada para decidir – Ă© ter cultura.
(…) A cultura vem da contemplação da natureza; do estudo da Literatura, Arte e Arquitectura com letras grandes; e do conhecimento pessoal das realidades emocionais da existĂŞncia. É uma escala de valores, ou mĂ©ritos, diferente da usada nas esferas dominadas pela ciĂŞncia e pelo comĂ©rcio. Vivemos numa cultura onde o sucesso Ă© medido pelos bens materiais. É importante alcançar objectivos materiais, mas ainda Ă© mais importante ser-se cidadĂŁo amadurecido, bem equilibrado e culto.A cultura (…) está em nĂłs e nĂŁo sepultada em estranhas galerias. Significa bondade de espĂrito e Ă© a base de um bom carácter. A plenitude da vida nĂŁo vem das coisas exteriores a nĂłs;
Sucesso sem Riqueza
Muita gente confunde sucesso com amealhar dinheiro. Embora o sucesso acabe por levar Ă riqueza, Ă© muito mais que isso. É uma atitude mental e espiritual – um estado de consciĂŞncia – de que o dinheiro Ă© um sub-produto acidental. Sucesso Ă© um modo de viver. Estamos neste mundo para ter sucesso como seres humanos. Uma pessoa bem sucedida tem paz de espĂrito, está satisfeita com os talentos que Deus lhe deu, e sente-se feliz em usá-los e aplicá-los para seu benefĂcio. A procura de uma vida melhor, e a realização de um objectivo digno, Ă© a mais satisfatĂłria das actividades humanas.
(…) Uma vida bem sucedida nĂŁo Ă© fácil. É construĂda sobre qualidades fortes – sacrifĂcio, diligĂŞncia, lealdade e integridade. A corrida nem sempre Ă© ganha pelo mais rápido nem a batalha pelo mais forte; a vitĂłria vai muitas vezes para o mais temerário e o mais persistente. O maior obstáculo no caminho do sucesso nĂŁo Ă© a falta de inteligĂŞncia, de carácter ou de força de vontade. É a incapacidade para levar o trabalho atĂ© ao fim.