Textos sobre PronĂșncia

3 resultados
Textos de pronĂșncia escritos por poetas consagrados, filĂłsofos e outros autores famosos. Conheça estes e outros temas em Poetris.

Luta de Classes

NĂŁo contem comigo para defender o elitismo cultural. Pelo contrĂĄrio, contem comigo para rebentar cada detalhe do seu preconceito.
A cultura Ă© usada como sĂ­mbolo de status por alguns, alfinete de lapela, botĂŁo de punho. A raridade Ă© condição indispensĂĄvel desse exibicionismo. SĂł pertencendo a poucos se pode ostentar como diferenciadora. Essa colecção de sĂ­mbolos Ă© descrita com pronĂșncia mais ou menos afectada e tem o objectivo de definir socialmente quem a enumera.
Para esses indivĂ­duos raros, a cultura Ă© caracterizada por aqueles que a consomem. Assim, convĂ©m nĂŁo haver misturas. Conheço melhor o mundo da leitura, por isso, tomo-o como exemplo: se, no inĂ­cio da madrugada, uma dessas mulheres que acorda cedo e faz limpeza em escritĂłrios for vista a ler um determinado livro nos transportes pĂșblicos, os snobs que assistam a essa imagem sĂŁo capazes de enjeitĂĄ-lo na hora. ComeçarĂŁo a definir essa obra como “leitura de empregadas de limpeza” (com muita probabilidade utilizarĂŁo um sinĂłnimo mais depreciativo para descrevĂȘ-las).
Este exemplo aplica-se em qualquer outra ĂĄrea cultural que possa chegar a muita gente: mĂșsica, cinema, televisĂŁo, etc. Aquilo que mais surpreende Ă© que estes “argumentos”, esta forma de falar e de pensar seja utilizada em meios supostamente culturais por indivĂ­duos supostamente cultos,

Continue lendo…

Vantagens e Desvantagens dos HĂĄbitos

Os pensamentos dos homens são muito concordantes com as suas inclinaçÔes; as suas palavras e os seus discursos concordam com as suas opiniÔes infusas ou apreendidas; mas as suas acçÔes resultam daquilo a que estão acostumados. Eis porque, como Maquiavel muito bem notou (ainda que num exemplo mal inspirado), ninguém deve confiar na força da natureza, nem na jactùncia das palavras, se não estiverem corroboradas pelo håbito. O exemplo que ele apresenta é que, na execução de uma conspiração ousada, ninguém se deve fiar na ferocidade aparente ou nas promessas resolutas de qualquer pessoa, e que o empreendimento deve ser confiado a quem tiver jå alguma vez manchado as suas mãos com sangue.
(…) A predominĂąncia do costume Ă© por toda a parte visĂ­vel; de tal maneira que ficarĂ­amos admirados de ouvir os homens declarar, protestar, prometer, fazer solenes juramentos, e depois vĂȘ-los proceder como tinham feito antes: como se fossem imagens mortas ou engenhos movidos apenas pelas rodas do costume. Vemos tambĂ©m o que Ă© o reino ou a tirania do costume.
(…) JĂĄ que o costume Ă© o principal magistrado da vida humana, deve o homem por todos os meios prover Ă  obtenção de bons costumes.

Continue lendo…

As Mulheres Sempre Foram Mais Minuciosas na Vingança

27
As mulheres sempre foram mais
minuciosas na vingança — disse Bloom. Folheiam-na
sem saltar uma pĂĄgina. E tratam das unhas
antes de pegar no machado.
Pelo contrĂĄrio, um homem com raiva
e ressentimento Ă© atabalhoado, desastrado,
incapaz de encontrar a pronĂșncia perfeita da violĂȘncia,

28
como se pegasse em ferramentas
despropositadas: a charrua
para arrancar uma flor,
o martelo para ver mais perto.

Gonçalo M.