A Juventude e a Literatura
Os jovens sĂŁo, geralmente, melhores juĂzes das obras destinadas a estimular sentimentos e imagens do que os homens maduros ou velhos. Mas por outro lado, vĂȘ-se que os jovens que nĂŁo sĂŁo educados para a leitura procuram nela um prazer mais do que humano, infinito, e de caracterĂsticas absurdas; e nĂŁo encontrando isso nela, desprezam os escritores; o que por vezes acontece tambĂ©m noutras idades, por razĂ”es idĂȘnticas, com os iliteratos.
E aqueles jovens que se dedicam Ă s letras facilmente preferem, nĂŁo sĂł quando escrevem mas tambĂ©m quando avaliam as obras dos outros, o excessivo ao moderado, a sumptuosidade ou a afectação das expressĂ”es e dos ornamentos ao simples e ao natural, e as belezas ilusĂłrias Ă s verdadeiras, em parte devido Ă sua pouca experiĂȘncia e em parte ao arrebatamento prĂłprio da idade. Donde se deduz que os jovens, que sĂŁo sem dĂșvida, entre todos os homens, aqueles que estĂŁo mais dispostos a louvar o que lhes parece bom, por serem mais sinceros e ingĂ©nuos, raramente sĂŁo capazes de apreciar a hĂĄbil e perfeita boa qualidade das obras literĂĄrias. Com o avançar dos anos, aumenta a capacidade que se adquire com o treino e diminui a natural. Contudo,
Textos sobre RazĂŁo de Giacomo Leopardi
2 resultadosAs Novas Verdades
Nenhuma verdade nova, e completamente estranha Ă s opiniĂ”es correntes, quando demonstrada pelo primeiro que dela se apercebeu, ainda que com uma evidĂȘncia e uma exactidĂŁo idĂȘnticas ou semelhantes Ă s da geometria, conseguiu nunca, se as demonstraçÔes nĂŁo foram de natureza material, introduzir-se e fixar-se no mundo imediatamente, mas sĂł com o decorrer do tempo, atravĂ©s da prĂĄtica e do exemplo: habituando-se os homens a acreditar nela como em qualquer outra coisa; ou melhor, acreditando geralmente por habituação e nĂŁo pela exactidĂŁo de experiĂȘncias concebidas no seu espĂrito.
AtĂ© que por fim essa verdade, começando a ser ensinada Ă s crianças, Ă© comummente aceite, evocado com espanto o seu desconhecimento, e escarnecidas as opiniĂ”es diferentes, tanto dos antepassados como dos contemporĂąneos. E isto com tanto mais dificuldade e demora quanto maiores e mais importantes foram essas novas e incrĂveis verdades, e, por conseguinte, subversoras de um maior nĂșmero de opiniĂ”es radicadas nos espĂritos. Nem mesmo os intelectos perspicazes e treinados sentem facilmente toda a eficiĂȘncia das razĂ”es que demonstram essas verdades ianuditas e que excedem em muito os limites dos conhecimentos e dos hĂĄbitos desses intelectos, principalmente quando essas razĂ”es e essas verdades se opĂ”em Ă s crenças neles arreigadas.