O PrincĂpio da Simpatia e Antipatia
O princĂpio da simpatia e antipatia tende ao máximo a pecar por severidade excessiva. Tende ele a aplicar castigo em muitos casos em que Ă© injusto fazĂŞ-lo, e, em casos em que se justifica uma punição, a aplicar severidade maior do que a merecida. NĂŁo existe acto algum imaginável, por mais trivial e por menos censurável que seja, que o princĂpio da simpatia e antipatia nĂŁo encontre algum motivo para punir. Quer se trate de diferenças de gosto, quer se trate de diferenças de opiniĂŁo, sempre se encontra motivo para punir. NĂŁo existe nenhum desacordo, por mais trivial que seja, que a perseverança nĂŁo consiga transformar num incidente sĂ©rio. Cada qual se torna, aos olhos do seu semelhante, um inimigo e, se a lei o permitir, um criminoso. Este Ă© um dos aspectos sob os quais a espĂ©cie humana se distingue – para seu desabono – dos animais.
Por princĂpio de simpatia e antipatia entendo o princĂpio que aprova ou desaprova certas acções, nĂŁo na medida em que estas tendem a aumentar ou a diminuir a felicidade da parte interessada, mas simplesmente pelo facto de que alguĂ©m se sente disposto a aprová-las ou reprová-las.Os partidários deste princĂpio mantĂŞm que a aprovação ou a reprovação constituem uma razĂŁo suficiente em si mesma,
Textos sobre Sempre de Jeremy Bentham
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Poesia e Verdade
De facto, entre a poesia e a verdade existe uma natural oposição: falsa moral e natureza fictĂcia. O poeta sempre necessita de algo falso. Quando ele pretende fincar os seus fundamentos na verdade, o ornamento da sua superestrutura Ă© feito de ficções; a sua acção consiste em estimular as nossas paixões e excitar os nossos preconceitos. A verdade, a exactidĂŁo de todo o tipo, Ă© fatal Ă poesia. O poeta tem de olhar tudo atravĂ©s de meios coloridos e esforça-se a levar cada pessoa a fazer o mesmo. Existem espĂritos nobres, Ă© verdade, com os quais a poesia e a filosofia estĂŁo igualmente em dĂvida, mas essas excepções nĂŁo contrabalançam os danos resultantes dessa arte mágica.