Textos sobre Sempre de Jeremy Bentham

2 resultados
Textos de sempre de Jeremy Bentham. Leia este e outros textos de Jeremy Bentham em Poetris.

O PrincĂ­pio da Simpatia e Antipatia

O princĂ­pio da simpatia e antipatia tende ao máximo a pecar por severidade excessiva. Tende ele a aplicar castigo em muitos casos em que Ă© injusto fazĂŞ-lo, e, em casos em que se justifica uma punição, a aplicar severidade maior do que a merecida. NĂŁo existe acto algum imaginável, por mais trivial e por menos censurável que seja, que o princĂ­pio da simpatia e antipatia nĂŁo encontre algum motivo para punir. Quer se trate de diferenças de gosto, quer se trate de diferenças de opiniĂŁo, sempre se encontra motivo para punir. NĂŁo existe nenhum desacordo, por mais trivial que seja, que a perseverança nĂŁo consiga transformar num incidente sĂ©rio. Cada qual se torna, aos olhos do seu semelhante, um inimigo e, se a lei o permitir, um criminoso. Este Ă© um dos aspectos sob os quais a espĂ©cie humana se distingue – para seu desabono – dos animais.
Por princípio de simpatia e antipatia entendo o princípio que aprova ou desaprova certas acções, não na medida em que estas tendem a aumentar ou a diminuir a felicidade da parte interessada, mas simplesmente pelo facto de que alguém se sente disposto a aprová-las ou reprová-las.Os partidários deste princípio mantêm que a aprovação ou a reprovação constituem uma razão suficiente em si mesma,

Continue lendo…

Poesia e Verdade

De facto, entre a poesia e a verdade existe uma natural oposição: falsa moral e natureza fictícia. O poeta sempre necessita de algo falso. Quando ele pretende fincar os seus fundamentos na verdade, o ornamento da sua superestrutura é feito de ficções; a sua acção consiste em estimular as nossas paixões e excitar os nossos preconceitos. A verdade, a exactidão de todo o tipo, é fatal à poesia. O poeta tem de olhar tudo através de meios coloridos e esforça-se a levar cada pessoa a fazer o mesmo. Existem espíritos nobres, é verdade, com os quais a poesia e a filosofia estão igualmente em dívida, mas essas excepções não contrabalançam os danos resultantes dessa arte mágica.