Diferentes Caminhos para uma Felicidade Sempre Insuficiente
O objectivo para o qual o princĂpio do prazer nos impele — o de nos tornarmos felizes — nĂŁo Ă© atingĂvel; contudo, nĂŁo podemos — ou melhor, nĂŁo temos o direito — de desistir do esforço da sua realização de uma maneira ou de outra. Caminhos muito diferentes podem ser seguidos para isso; alguns dedicam-se ao aspecto positivo do objectivo, o atingir do prazer; outros o negativo, o evitar da dor. Por nenhum destes caminhos conseguimos atingir tudo o que desejamos. Naquele sentido modificado em que vimos que era atingĂvel, a felicidade Ă© um problema de gestĂŁo da libido em cada indivĂduo. NĂŁo há uma receita soberana nesta matĂ©ria que sirva para todos; cada um deve descobrir por si qual o mĂ©todo atravĂ©s do qual poderá alcançar a felicidade. Toda a espĂ©cie de factores irá influenciar a sua escolha. Depende da quantidade de satisfação real que ele irá encontrar no mundo externo, e atĂ© onde acha necessário tornar-se independente dele. Por fim, na confiança que tem em si prĂłprio do seu poder de modificar conforme os seus desejos. Mesmo nesta fase, a constituição mental do indivĂduo tem um papel decisivo, para alĂ©m de quaisquer considerações externas. O homem que Ă© predominantemente erĂłtico irá escolher em primeiro lugar relações emocionais com os outros;
Textos sobre Soberanos de Sigmund Freud
2 resultados Textos de soberanos de Sigmund Freud. Leia este e outros textos de Sigmund Freud em Poetris.
Desigualdades Irremediáveis
Quem na sua prĂłpria juventude provou as misĂ©rias da pobreza, experimentou a insensibilidade e o orgulho dos ricos, encontra-se certamente ao abrigo da suspeita de incompreensĂŁo e de falta de boa vontade ante os esforços tentados para combater a desigualdade das riquezas e tudo quanto dela decorre. Na verdade, se esta luta invocar o princĂpio abstracto, e baseado na justiça, da igualdade de todos os homens entre si, será demasiado fácil objectar que a natureza foi a primeira, atravĂ©s da soberana desigualdade das capacidades fĂsicas e mentais repartidas pelos seres humanos, a cometer injustiças contra as quais nĂŁo há remĂ©dio.